NOVO! Nova revista digital Leia mais

Eventos S/A

Farol Santander recebe Floresta de Números, primeira exposição de Emmanuelle Moureaux no Brasil

5 Mins read
  • Mostra em São Paulo apresenta grande instalação que já passou por museus e galerias do Japão, França, Itália e Taiwan;
  • Nascida na França e radicada no Japão, a artista e arquiteta se inspira nas cores e camadas de Tóquio em seus trabalhos;

POR: MARRA COMUNICAÇÃO 

Farol Santander São Paulo, centro de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia, abre em 19 de fevereiro (sexta-feira), a primeira exposição no Brasil da artista e arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux. Intitulada Floresta de Números, a mostra, com produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo) tem curadoria da própria artista, fica em cartaz até 23 de maio de 2021.

 

Inspirada nas variadas camadas e cores de Tóquio, cidade que escolheu para viver, Emmanuelle criou para o seu trabalho o conceito de shikiri, que consiste na divisão e criação de espaços utilizando as cores como elementos tridimensionais.

 

Desenvolvida por Moureaux em 2017 para a comemoração de dez anos do The National Art Center (Tóquio), a instalação que será exibida no 23º andar do Farol Santander é homônima ao título da mostra e conecta artedesign e arquitetura.

 

“Esta imensidão colorida em nossa frente, acompanhada pelo silêncio desconhecido na cidade de São Paulo, nos transporta para a contemplação e relaxamento que muitos buscam em suas rotinas. Estamos lisonjeados por abrigar no prédio ícone de São Paulo, construído na década de 1940, a obra de uma artista que utiliza suporte contemporâneo e transita tão brilhantemente entre diferentes vertentes artísticas.”; destaca Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

 

A obra de Emmanuelle Moureaux provoca uma sensação de quietude em todo ambiente expositivo, preenchido por mais de quinze mil peças numéricas de 0 a 9, feitas de papeis e fios em cem tonalidades de cores. Os números coloridos são suspensos no ar e alinhados em camadas, numa imersão à floresta colorida em grades tridimensionais, pela qual o público pode caminhar entre as fileiras numerais.

 

A instalação Floresta de Números (2017) faz parte da série “100 cores”, iniciada em 2013 pela arquiteta, com obras que proporcionam um aumento do impacto visual ao público, quando se deparam com cem tonalidades de cores diferentes, sendo exibidas de forma simultânea e um mesmo ambiente. A obra já foi exibida em museus e galerias da ItáliaFrança e Taiwan, além do Japão, sendo adaptada aos ambientes e espaços expositivos.

 

Floresta de Números é apresentada pelo Ministério do Turismo e Santander, com patrocínio do Santander via Lei de Incentivo à Cultura. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Farol Santander São Paulo.

 

Sobre Emmanuelle Moureaux

Nascida na França. Residente em Tóquio desde 1996. Fundadora da emmanuelle moureaux architecture + design. Inspirada pelas camadas e cores que constroem uma profundidade e densidade complexas nas ruas de Tóquio, e por elementos espaciais tradicionais japoneses, como painéis corrediços, ela criou o conceito de shikiri, que significa literalmente “dividir (criar) espaços com cores”. Usando as cores como sua assinatura, suas obras reúnem diversos projetos, incluindo o projeto arquitetônico para o Banco Sugamo Shinkin, a concepção do espaço do ABC Cooking Studio, instalações artísticas para a UNIQLO e ISSEY MIYAKE, a série de instalações artísticas “100 colors” (ou “100 cores”), e “Floresta de Números”, no National Art Center de Tóquio. É professora adjunta na Tohoku University of Art and Design.

 

Protocolos de segurança e saúde

Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em todos os andares do edifício e o ambiente também contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio.

 

Sobre o Farol Santander São Paulo

Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander já recebeu mais de aproximadamente 800 mil pessoas e 20 exposições de arte nos eixos temático e imersivo. As atrações do Farol Santander ocupam 18 andares dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.

 

As visitas começam pelo hall do térreo, onde os paulistanos e turistas acabaram de ganhar mais um espaço de conveniência. O Hall possui a Loja da Cidade, onde os visitantes poderão encontrar itens oficiais do Farol e de suas exposições; e mais uma unidade do Suplicy Cafés Especiais, que já ocupa o Mirante do 26º desde a inauguração.

 

Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no Espaço Memória, que tem mobiliários originais feitos pelo Liceu de Artes e Ofícios nas salas de reuniões, diretoria e presidência. No 4º andar, uma instalação permanente e exclusiva do Farol Santander: Vista, desenvolvida pelo renomado artista brasileiro Vik Muniz.

 

No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.

 

Serviço: Floresta de Números – Farol Santander

Farol Santander São Paulo – de 19/02 a 23/05

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 10h às 20h

** Horários sujeitos a alteração de acordo com possíveis novas determinações das autoridades públicas. Consulte o site.

Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander) site e bilheteria física no local.

Compra online: https://bileto.sympla.com.br/event/66583/d/94542

Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.

Classificação: Livre

Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas

Banheiros: 2 por andar – 1 masculino e 1 feminino (4º, 8º, 21º, 22º, 23º, 24º e no 26º andar)

* Funcionamento com capacidade reduzida em 40%

*Tempo máximo de visitação ao prédio: 1h45

*Monitoria no andar

* Instalações acessíveis para cadeirantes

Related posts
Eventos S/A

Foro Inteligência promove debate sobre os conflitos entre Israel e palestinos

2 Mins read
As complexidades que envolvem o embate de décadas e as iniciativas nativas de busca por solução serão apresentadas durante o encontro POR:…
Eventos S/A

Programa do Padre Marcelo Rossi completa 2 anos na Rádio Capital

1 Mins read
POR: Tuddo Comunicação Amanhã (17 de junho), o programa No Colo de Jesus e Maria, da Rádio Capital completa dois anos no…
Eventos S/A

Farol Santander lança interação online da mostra "O Jardim das Maravilhas de Miró"

2 Mins read
Iniciativa virtual, disponível no site do Farol Santander SP, permite que crianças e adultos tenham a experiência da visita, criando e desenhando…
Fique por dentro das novidades

[mc4wp_form id="1087"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpriendentes.