NOVO! Nova revista digital Leia mais

Backstage

Conheça a incrível trajetória de Antonio Marcos Rodrigues: “dos canaviais para os tribunais”

4 Mins read
Ex- cortador de cana se torna advogado e palestrante de sucesso

POR: Roberto Rodrigues

Em uma entrevista para a revista Economia S/A, Dr. Antonio Marcos Rodrigues, fala de sucesso, desafios, perdas humanas e também sobre as 5 saúdes necessárias para se viver bem.

Especializado em Master Coach Trainer,  ele apresenta palestras em todo o Brasil, falando de como atingir alta performance no trabalho e ter uma vida equilibrada e saudável.

Você nasceu em uma família simples e não teve apoio de seu pai. Como foi sua infância?

Meu pai é Demetrio Asttun (falecido) e minha mãe, a conhecida e respeitada Dona Neide de quem herdei o senso de justiça, a honestidade e o caráter. Fui o irmão mais velho de 5 irmãos e tive de deixar os estudos mais cedo para ajudar minha mãe. Morava em uma pequena cidade chamada Pitangueiras e virei cortador de cana, ainda criança, sempre acompanhando minha mãe. Minha infância foi limitada em alimentos, vestuário e estudos.

Quando surgiu a primeira oportunidade na sua carreira profissional?

Costumo dizer que não tive oportunidade, e sim, eu criei as oportunidades: ainda cortando cana, quando ouvi no rádio que a empresa Sharp do Brasil (eletrônicos) precisava de vendedores, fui até a empresa e me candidatei uma vaga, mesmo sem experiência. Participei de um curso de vendas e ao final para ser contratado, participei de uma dinâmica, onde teria de efetuar uma venda para o gerente, um grande desafio para quem nunca tinha trabalhado com isso. Quando entrei na sala do gerente eu percebi que no chão tinha um clip, eu simplesmente peguei e o coloquei sobre a mesa do gerente e acho que isso foi de certa forma programado por ele. Ganhei a vaga e essa foi minha primeira oportunidade.

Você viveu grandes dramas e perdas pessoais. Como você conseguiu superar?

Ninguém está preparado para esses acontecimentos: fui pego de surpresa em todas as perdas difíceis da minha vida, então tive que parar com tudo que eu estaria fazendo naquele momento. Os planos, projetos, sonhos, ou seja, tudo. As perdas foram diretamente ligadas a mim, uma namorada, meu filho de apenas 20 anos e mãe de sua filha. Nessas situações complexas, eu tinha somente duas opções:  seguir em frente ou parar.  Cada perda foi grandes momentos que eu tive de fazer algo diferente, e uma delas era aceitar que eu tinha que passar por tudo e o mais lindo é que eu sempre saía mais forte e em nível bem maior que antes. Percebi que a minha experiência, mesmo negativa e dolorosa, tinha que ser contada para que eu pudesse compartilhar e ajudar pessoas que passavam pela mesma situação ou similar.

O que são as 5 Saúdes que você cita em seu livro?

As 5 saúdes refletem o retrato de todos nós. Qualquer que seja a pessoa, ela sempre utilizará a 5 saúdes:

SAÚDE FAMILIAR: Envolve casamentos, relacionamentos com filhos e toda essa percepção está dentro dos nossos lares, alguns mais presente ou menos, mas estão. Dificuldades em relacionamento fica evidenciado dos dias de hoje, com as drogas, casais se separando, irmão se matando pela herança, etc. ter o equilíbrio desta saúde é fundamental para harmonia familiar.

SAÚDE FINANCEIRA:  esta saúde dizem ser o mal de todos os males. Quando passamos por dificuldades financeiras, certamente,  tem sua percepção alterada, até por que, qual pai de família suportaria ver a necessidades básicas de um filho e não ter dinheiro suficiente para suprir? Vivemos em um país capitalista, onde ter dinheiro seja a solução de todos os problemas. Conheço família que daria todo seu dinheiro para ver sua lar restaurado e seus filhos fora das drogas. Ter dinheiro, sim, mas com equilíbrio.

SAÚDE FÍSICA: essa eu acredito que derruba a tese de que ter dinheiro seja a resolução de todos os problemas. Vejamos pessoas enferma de cama, com diagnóstico de câncer terminal, embora esta pessoa tenha uma conta bancária desejável, eu acredito que ela daria tudo para que resolver esse mal, porém, não é assim que funciona. O ideal é que tenhamos uma vida saudável lazer, atividade física, exames periódicos, alimentação etc.  A Saúde física deve ser equalizada com as demais saúdes.

SAÚDE SOCIAL: se considerarmos as saúdes anteriores, vamos perceber que de nada fará sentindo se não tivermos convívio em sociedade (amigos, vizinhos, pessoas da comunidade ou grupos de interesse em comum). Isso é fundamental para vivermos bem.

SAÚDE ESPIRITUAL: todos nós devemos buscar a essência interna, independente de sua crença ou religião.  Isso nos auxiliará a ter uma vida mais coerente e equilibrada. A espiritualidade é reconhecermos a necessidade de uma força maior, aquilo que está além das nossas emoções ou razões.

Como sua experiência auxilia pessoas que enfrentam dificuldades no desenvolvimento pessoal?

Nada acontece por acaso, as 4 leis espirituais da India retratam muito bem essa minha posição Existe o interesse e a aproximação das pessoas de mim por causa da minha trajetória e dos momentos que vivi, essas situações apesar de dolorosas, me fortaleceram como ser humano e me deixaram apto para ter a oportunidade de fortalecer e entender outras pessoas que passaram por situações similares. Falar a verdade e principalmente reconhecer a minha história, minha vida, na essência e na verdade toca e motiva as pessoas. Desenvolvi a fórmula AemD, que faz com que alcance as pessoas em qualquer nível, para que reconheçam seu estado atual reprogramando seu estado desejado, esse exercício é fornecido aos participantes de minhas palestras e é surpreendente.

Para quem sua palestra é dirigida?

Minha palestra é dirigida a quem busca o autoconhecimento e o crescimento pessoal, independente de classe, idade e religião.

Você já teve alguma surpresa em suas palestras?

Sim! Essa troca de experiências, muitas vezes gera surpresas, me recordo de um senhor que havia perdido um ente querido e enfrentava dificuldades em se relacionar com a situação. Essa foi uma experiência muito forte, e todos se emocionaram e certamente foi um momento enriquecedor da nossa palestra.

Como entregar alta performance através de palestras?

Acredito que a maioria das palestras de hoje tem efeito muito curto. Todas as palestras que participo, eu percebo que estou dentro de uma nuvem, que após o término, o primeiro vento leva a nuvem e me traz a realidade. Palavra é uma forte ferramenta de motivação, mas, prefiro palestra com entrega de ferramentas. Seria muito simples eu dizer que passei por todos os meus problemas e hoje sou bem mais forte, mas, prefiro dizer e entregar como o fiz. Sempre utilizo recursos e  gosto de no decorrer da palestra entregando ferramentas.

Siga Dr Antonio Marcos Rodrigues nas redes sociais:

Facebook:   https://www.facebook.com/sigaomarcos/

Instagram:   @sigaomarcos

Twitter:  @sigaomarcos

Related posts
Backstage

Ivete Sangalo será a primeira celebridade mundial a participar da Iniciativa Global One Flag para apoiar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

3 Mins read
Cantora brasileira vai convidar os fãs de esporte a enviarem fotos torcendo para os atletas durante os jogos, unindo todos em uma…
Backstage

Natan Balieiro grava o Programa 'The Show' em SP, com participação da cantora Solange Almeida e David Brazil

1 Mins read
Apresentado por Natan Balieiro, o Programa The Show, no ar há 3 anos e sempre com excelente índices de audiência na região…
Backstage

Méliuz comemora 10 anos com lançamento de música exclusiva em parceria com Dennis DJ

2 Mins read
Empresa fará ainda uma série de ações para celebrar o aniversário, como campanha promocional e challenge de dança para agitar as redes…
Fique por dentro das novidades

[mc4wp_form id="1087"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpriendentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.