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Como atrair a atenção dos recrutadores e caça-talentos na rede social

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Headhunter da consultoria Wyser dá as dicas para destacar o seu perfil no LinkedIn e aumentar as chances de contratação

 POR: LILÁS COMUNICAÇÃO

Enquanto milhões de brasileiros buscam uma colocação no mercado de trabalho, do outro lado há um time de headhunters e recrutadores que procuram profissionais qualificados e com todos os requisitos necessários que as empresas precisam.

“Quando se trata de preencher uma posição de liderança, ou até mesmo de especialista, a maior fonte de busca é o LinkedIn”, afirma Carolina Soares, gerente de operações da Wyser, consultoria especializada em recrutamento e seleção de executivos para média e alta gerência.

“O trabalho dos headhunters é mapear o mercado como um todo para trazer possibilidades que mais se encaixam para a posição. Por isso, buscamos profissionais que tenham atuado em setores correlatos, vivenciado momentos parecidos com a companhia contratante, como fusões, aquisições, expansão para novos mercados e que tenham um fit cultural muito grande com a empresa”, afirma a executiva.

Mas como o profissional pode destacar essas características no seu perfil do LinkedIn, de forma que a sua página apareça no processo de busca? Especialista da Wyser dá seis dicas para ser encontrado por caça-talentos e recrutadores:

– Escolha uma foto que reflita o seu perfil: Segundo a executiva, a sua foto já pode revelar um pouco sobre a sua identidade e o tipo de oportunidade que está buscando. Quem busca posição em uma empresa mais conservadora deve colocar uma foto em traje social. Se a intenção é atuar em empresas ou setores menos formais, mas que exijam uma boa apresentação, vale um blazer sem gravata e visual clássico descontraído. E se o foco é trabalhar em uma startup, fintech e empresas de tecnologia, pode deixar a formalidade de lado e adotar um visual moderno e despojado. Claro que a foto isoladamente não definirá o seu próximo emprego, então fique ligado nas próximas dicas.

-Potencialize o título do perfil, que fica abaixo do nome. Coloque a sua posição atual e as palavras-chaves que caracterizam a sua função e estejam relacionadas a sua experiência profissional ou ainda a posição que deseja ocupar no futuro.

– Estruture o título do perfil usando a barra reta e espaço entre uma palavra-chave e outra. Exemplo: Gerente Comercial | TI | B2B. Dessa forma, o sistema de busca analítico do LinkedIn fará a pesquisa correta a partir da palavra-chave.

– Título da experiência: o nome dos cargos varia de empresa para empresa. Procure colocar no título da experiência a nomenclatura mais usada no mercado ou mais próxima, especificando a área ou divisão de produtos em que atua, como gerente de produto de beleza, coordenador de marketing digital, entre outros.  

-Descrição das experiências: preencha os escopos de suas funções em poucos marcadores, de forma sucinta com os principais descritivos do cargo, citando a função e a subfunção, a divisão ou meio em que atuava e abrangência. Exemplo: responsável por vendas indiretas, em nível nacional. Ou responsável por marketing digital para regional São Paulo.

-Se aprofunde em termos técnicos. No currículo, dificilmente vai conseguir ter evidências de softs skills (perfil comportamental) e atitudes citadas, como ser líder nato, sua capacidade e habilidade técnica e de engajamento, em quais momentos adotou atitudes estratégica certeiras. Dessa forma, quando for descrever a sua experiência e principais atividades, procure focar em termos técnicos usados em sua área e que demonstrem a sua experiência.

Sobre a Wyser – A Wyser é uma consultoria especializada em recrutamento de executivo da Gi Group.  A especialização é um dos principais pilares da empresa. A equipe é formada por especialistas nos setores de: Vendas & Marketing & Consumo, Engenharia & Indústria & Logística, Mercado Financeiro, Recursos Humanos, Tecnologia e Agronegócios.

Sobre Gi Group

Gi Group é um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho com forte destaque nas atividades de Recrutamento e Seleção, Administração de Temporários, projetos de Terceirização (Outsourcing), Marketing Promocional, Treinamento e Consultoria Empresarial em Desenvolvimento Organizacional e Programa de Estágios. No início de 2007, o Gi Group começou o seu programa de internacionalização que levou o grupo a estar hoje presente em mais de 50 países na Europa, América e Ásia. A companhia também é membro corporativo global da WEC, a Confederação Internacional das Agências de Emprego,  que reúne seis outras multinacionais do setor. O grupo tem faturamento 2,5 bilhões de euros, e atende mais de 20.000 empresas através de 600 filiais em todo mundo e mais de 3000 funcionários diretos. Saiba mais no www.gigroup.com.br

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