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As vendas caíram durante a pandemia? Confira 7 pontos em que você pode estar errando!

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Para quebrar os desafios advindos da pandemia, se destacar e alavancar as vendas é preciso ser multicanal e sempre contar com novidades

 POR: Duetto Comunicação

O mundo está cada vez mais globalizado, competitivo e conectado, diante deste cenário, é fundamental o aprimoramento constante. Diante das principais datas que impulsionam o comércio, aumenta a expectativa dos lojistas em recuperar parte das perdas causadas pelas restrições advindas da pandemia, e estas devem realmente serem aproveitadas como uma oportunidade para apresentar produtos, serviços e atingir as metas de vendas estabelecidas para esse ano tão difícil.

 

A pandemia acelerou algumas mudanças, como por exemplo, um comércio muito mais digitalizado e, isso tudo, gera uma nova percepção do consumidor. Logo, para ter sucesso nos negócios, não basta apenas divulgar, é preciso estar atento à todos esses movimentos, conseguir acolher e fidelizar o cliente da melhor maneira, do contrário, é assumir o risco de ficar para trás.

 

De acordo com Erik Penna, que é palestrante e especialista no assunto, se as vendas caíram nos últimos tempos, não existe uma outra maneira de mudar o cenário sem que, de fato, o empreendedor coloque a ‘mão na massa’. Então, se o objetivo é reverter o jogo e impulsionar as vendas de forma simples, prática e efetiva, verifique abaixo possíveis falhas que podem estar atrapalhando os negócios e devem ser corrigidas:

  1. Você é multicanal?

É preciso ir além do presencial! Disponibilize seus produtos e serviços nos mais variados canais de distribuição, seja por telefone, e-mail, redes sociais ou WhatsApp, onde o consumidor preferir.  Dessa forma, você facilita a vida do cliente e possibilita que ele compre na plataforma que preferir.

  1. Investe em atendimento?

Mais do que pensar na venda e na comissão, invista em treinar seu pessoal para ajudar o consumidor fazer a melhor escolha, a decisão mais assertiva possível. Lembre-se que encantar é querer o melhor para o próximo e a venda será uma consequência natural.

  1. E as promoções?

Um item sempre combina com outro, por isso, oferte vantagens e condições especiais para o consumidor que resolver adicionar outros itens. Vale ressaltar que o brasileiro adora uma promoção!

  1. Faz divulgação?

Não adianta ter um excelente produto com uma condição muito especial se ninguém, ou pouca gente, souber disso e também não adianta colocar um outdoor no porão. Aproveite que as pessoas estão mais tempo em casa e divulgue seus produtos nos meios mais distintos, desde panfletagem, carro de som, redes sociais, e-mail marketing, até na televisão. Por que não? Vale pensar até numa parceria com uma empresa não concorrente, assim, um indica o outro, dividem os custos e ambos ganham novos clientes.

  1. Atua com rapidez?

A pandemia mostrou que não basta apenas entregar o produto para o cliente, é fundamental entregar com agilidade e eficiência. As empresas que mais têm resultados são as que tratam a entrega, que é a última milha do varejo, como uma vantagem competitiva em tempos de distanciamento social. 

  1. Tenta sempre ajudar o consumidor?

Quando os compradores não puderem acessar o estabelecimento comercial, é vital que as lojas enviem para ele uma foto do produto, uma imagem de ótima qualidade, um vídeo de alta definição, que realmente agregue valor ao item ofertado. Lembre-se, uma imagem pode valer mais do que mil palavras, então, capriche no visual.

  1. O que estão falando do seu negócio?

Ninguém quer errar na compra, portanto, ao perceber que o cliente está indeciso ou inseguro com aquela aquisição, mostre comentários de outros consumidores que ficaram satisfeitos e felizes diante daquela escolha. Os testemunhais de outras pessoas atuam como um brilhante gatilho mental, além de contribuírem positivamente para o fechamento das vendas.

 

Depois de fazer esta análise, reveja os principais pontos que precisam de ajuste e aproveite todas as oportunidades, não apenas para vender ao cliente, mas, para encantá-lo, surpreendê-lo e assim fidelizá-lo.

 

Erik Penna

Com uma promissora atuação no segmento de empreendedorismo em todo o país, além de atuações também no exterior, os serviços oferecidos por Erik representam hoje o 1º lugar no Brasil em busca orgânica do Google, além do canal no YouTube ter batido a marca de mais de 1 milhão de views.

 

Seu currículo engloba MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em Administração e Marketing, Gestão Escolar e Graduação em Economia além dos cursos de capacitação internacional no Instituto Disney, Universidade Tampa e Boston College. Erik também é autor dos livros: A Divertida Arte de Vender (Vendas), Motivação Nota 10 (Motivação), O Dom de Motivar na Arte de Educar (Motivação na EDUCAÇÃO), 21 Soluções para Impulsionar o seu Negócio (Empreendedorismo), Atendimento Mágico – Como Encantar Clientes (Atendimento – inspirado Case Disney), entre outros.

 

www.erikpenna.com.br

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