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5 dicas para implementar um boa Comunicação Interna na sua empresa

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Team Upp, consultoria especializada no engajamento e bem-estar corporativo, dá dicas para potencializar a CI com foco na experiência do colaborador

POR: NR-7 Comunicação
Já não é mais uma novidade que organizações preocupadas em um bom desempenho e se destacar ante à concorrência têm, cada vez mais, investido em ações e estratégias voltadas para a Experiência do Consumidor. Mas, para além do foco no público final, reconhecer a importância dos colaboradores durante sua jornada de trabalho também tem ganhado destaque dentro do âmbito corporativo. Com isso, as empresas agora passam a voltar o seu olhar para dentro de casa e investir na chamada Employee Experience, ou Experiência do Colaborador em tradução livre.

Para proporcionar uma boa vivência, é necessário que as lideranças estejam atentas em como os funcionários recebem as informações e percebem os valores da companhia em que trabalham. E é neste momento que a Comunicação Interna (CI) surge, pensando e agindo de maneira estratégica para proporcionar uma melhor Jornada do Colaborador em diversos modelos de negócios. Sendo o principal canal de relacionamento entre instituição e colaborador, a CI é uma ferramenta crucial para manter todos na mesma página, em especial em tempos de home office por conta do distanciamento social.

Segundo o Benchmark Brasil de Employee Experience , realizado em 2020 com mais de 150 empresas brasileiras e multinacionais pela Team Upp , consultoria especializada em engajamento e bem-estar gamificados investida pela Tapps Ventures , promover essa área nas empresas está entre os 10 principais desafios das organizações relação a Desenvolvimento, Promoção e Retenção de talentos.

Pensando nisso, Pedro Iglesias, sócio e business development manager da consultoria, elencou cinco dicas fundamentais de Employee Experience para auxiliar as lideranças a potencializar a Comunicação Interna das corporações. Confira!

Fortaleça a Cultura Organizacional – para fazer gestão de marca, é necessário ter sempre em mente tudo o que a compõe uma organização, desde a brand voice até às ferramentas tecnológicas utilizadas. Assim, olhar para todos os setores de maneira coesa e dando importância a elas é o que permitirá que todas as etapas de empreendimento sejam eficazes. Esse trabalho deve ser um esforço em conjunto de diversas áreas da empresa, não somente do RH, mas também do Marketing e áreas de Comunicação.

Repense os canais de comunicação utilizados e mensure resultados – para obter os resultados esperados, a Comunicação Interna precisa olhar para a vivência dos colaboradores. Nem todos têm tempo para ler e-mails muito extensos ou o famoso (e antiquado) Quadro de Avisos. Para isso, é fundamental consolidar práticas que possibilitem ou otimizem a escuta, o entrosamento e a integração dos colaboradores em todos os níveis da corporação. Olhe para o perfil da sua equipe e considere o canal que poderá ser mais eficaz para entregar a mensagem da sua empresa; se os colaboradores forem mais jovens e conectados, por exemplo, as redes sociais corporativas e aplicativos mobile podem ser ótimas opções.

Envolva as lideranças – por melhores que sejam os canais de comunicação e a mensagem a ser transmitida, sem o apoio das lideranças será quase impossível engajar a equipe nas ações da empresa. Dessa forma, os gestores são o seu principal público-alvo na hora de começar uma estratégia de comunicação interna. Antes mesmo de disparar um comunicado, eles devem estar sabendo o que será transmitido e devem se sentir responsáveis, também, por fazer com que a comunicação chegue de forma clara para a equipe, além de contribuir com feedbacks para a melhora contínua do processo, uma vez que eles estão no dia-a-dia com os colaboradores.

Invista na força das comunidades – um dos segredos para uma Comunicação Interna eficaz é focar no engajamento. A informação a ser transmitida deve ter um propósito claro e envolver os participantes nas atividades a serem desenvolvidas, transformando as pessoas em protagonistas da jornada. Uma saída para isso, buscar profissionais de Community Management é uma boa alternativa para criar esse espírito de comunidade dentro de casa. Aqui, o Gestor de Comunidades trabalha em pilares como a descoberta dos interesses em comum para a integração, produção de conteúdos personalizados e acompanhamento de conversas relacionadas ao clima organizacional e qualidade de vida dos colaboradores.

Considere toda a Jornada do Colaborador – a Jornada do Colaborador começa no processo seletivo – e é justamente aqui que deve começar a Comunicação Interna da sua empresa. Deixar os candidatos sem resposta ou não comunicar direito os atributos da vaga e da sua empresa podem negativar a experiência desse possível novo talento antes mesmo dele ingressar na equipe. Lembre-se: mesmo que o candidato não passe no processo seletivo, ele pode ser um possível consumidor da sua marca, então encantá-lo, também, nessa fase é de extrema importância.

É nesse sentido que Employee Experience surge como uma perspectiva atualizada para o universo das corporações brasileiras. Um programa capaz de auxiliar na CI, onboarding, retenção, desenvolvimento, sentimento de pertencimento e que também aborda questões como a construção de uma Marca Empregadora é extremamente importante para impulsionar o modelo de negócios da sua empresa. Invista nesta ideia!

Sobre a Team Upp

A Team Upp, investida da Tapps Ventures, é uma consultoria especializada em engajamento e bem-estar gamificados, com soluções personalizadas de Employee Experience. A startup tem como missão transformar a relação das pessoas com seus trabalhos e ajudar as empresas no desafio de reter talentos, promovendo a marca empregadora e vantagens competitivas de mercado.

Sobre a Tapps Ventures

Fundada em 2018, a Tapps Ventures é uma Startup Studio, do Grupo Tapps, com objetivo de descobrir ideias e impulsionar outras startups emergentes para alcançarem seu potencial. No portfólio, Tapps Ventures já conta com as empresas: SPXP , portal de experiências da cidade de São Paulo; TeamUpp, empresa de consultoria especializada em engajamento e bem-estar gamificados, e Venturion , estúdio que desenvolve produtos inovadores em tecnologia de Realidade Virtual.
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