Alunos Facens vencem competição de nanosatélites do INPE

CubeDesign Virtual 2020 contou com mais de 20 equipes, de 8 países diferentes

POR: dezoitocom

Entre outubro e dezembro de 2020, a equipe de nanosatélites da Facens , a Facens³, participou de uma competição internacional, promovida pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A CubeDesign Virtual 2020 contou com duas categorias, CUBESAT e CANSAT. A equipe do Centro Universitário ficou em primeiro lugar na categoria CANSAT e teve o melhor desempenho no desafio de “Requisitos” na categoria CUBESAT.

Nesta edição do CubeDesign Virtual, 20 equipes, de 8 países diferentes participaram. Na categoria CANSAT, da qual saiu como vencedora, a Facens³ enfrentou outros 5 times, sendo dois brasileiros, um da Colômbia, um do Peru e outro do Paraguai. A equipe da Facens conquistou, em 2018, o 4° lugar no campeonato.

A competição, que normalmente ocorre presencialmente, teve seu formato modificado na edição de 2020, em decorrência da pandemia. De acordo com Rafael Sabanae, capitão da Facens³, a competição é importante porque permite que os participantes busquem as ferramentas necessárias para desenvolver satélites e buscar informações sobre áreas no espaço, desenvolvendo competências profissionais básicas.

“Colocando em termos práticos, o CANSAT é um nanosatélite utilizado para medição meteorológicas simples. Já o CUBESAT, tem as mesmas funções de um satélite grande, como tirar fotos, fazer leitura de radioatividade, pressão e temperatura, mas com uma abrangência e tempo de permanência no espaço menor. Entender e aprender o funcionamento destes dois tipos de nanosatélites é uma experiência muito rica para os estudantes que participam da competição”, esclarece o capitão da equipe Facens.

Ainda de acordo com Sabanae, a competição na categoria CANSAT, em que a Facens foi vencedora, consistiu na modelagem e desenvolvimento de nanosatélite, utilizando a engenharia de sistemas. As equipes precisavam desenvolver todo o modelo matemático e sistemas de computador de bordo para alcançar os objetivos dado pela organização, como suprimento de energia, sensoriamento, sistema de comunicação e sistema de pouso.

Sobre a Facens

Centro Universitário nota máxima (5) do MEC, sendo uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil. Tem foco na formação de profissionais cidadãos e 90% de empregabilidade nos últimos anos, oferece 14 cursos de graduação, sendo nove de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), três de Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Banco de Dados e Gestão de TI) e um de Arquitetura e Urbanismo, além de opções de cursos de Pós-Graduação, MBAs e Especializações. Referência também em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados, mais de 10 centros de inovação e diversas parcerias com empresas renomadas nacional e internacionalmente. https://www.facens.br/