Top 5 dos cuidados da pele pós-verão

POR: Rafaela Salomon Comunicação

O verão está quase no final e, passada a temporada de férias e Carnaval, algumas preocupações reaparecem. Afinal, nem sempre cuidamos da nossa pele da melhor maneira durante as férias.

Foi-se o tempo em que as preocupações com os cuidados da pele começavam após uma idade, até porque quanto mais avançam as pesquisas, mais se comprova que os cuidados preventivos sempre são os mais eficazes.

Pensando nessa qualidade de vida e beleza, o Dr. Gustavo Saczk, médico dermatologista, listou o Top 5 dos cuidados pós-verão que devemos ter. “A pele, quando não é cuidada corretamente, pode apresentar vários problemas como: ressecamento, manchas, cicatrizes e falta de contorno. Sendo assim, é importante adotar tratamentos adequados”, explica. Confira:

1 – Manchas escuras pelo corpo, principalmente no tronco, e que descamam, podem ser indício de ter contraído micose nas férias. Sugestão é procurar o dermatologista o quanto antes para iniciar um tratamento correto.

2 – Queimaduras do sol? Nada de pasta de dente nelas! Ideal é evitar mais sol, hidratar bastante a pele e evitar puxar as peles quando começarem a descamar. Isso pode gerar feridas e até cicatrizes. Então, cuidado!

3 – Manchas no rosto ou piora nas manchas que já existiam? A hora é de caprichar no protetor solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos. E procurar o dermatologista para iniciar um tratamento clareador, que pode abranger cremes, clareadores orais e até procedimentos estéticos.

4 – Caso note que alguma pinta que você tinha mudou de padrão – era pequena e cresceu ou mudou de cor – esses são alguns sinais de um início de câncer de pele. Fique calmo e procure o quanto antes o dermatologista para fazer uma avaliação correta.

5 – Você não tinha lesões de acne e voltou da praia com o rosto cheio? Calma! Isso pode ter ocorrido pelo protetor solar oleoso, suor e até mesmo o sol. Troque o filtro para um com toque seco e inicie o uso de produtos mais adstringentes. Caso não tenha melhora, procure o dermatologista para corrigir seu tratamento.

Lembre-se sempre: O rosto é nosso cartão de visitas e, por isso, precisamos nos dedicar aos cuidados diários, para evitarmos manchas e o envelhecimento precoce. Principalmente se abusamos do sol, praia e piscina. Agora é a época de buscar um especialista e corrigir os possíveis danos do verão.

Sobre Dr. Gustavo Saczk

Médico dermatologista que atua nas áreas clínica, estética e cirúrgica. Membro da SBD e SBCD, tem clínica no Centro Cívico, em Curitiba. RQE 23792.

Serviço:

Dermatologia Clínica

Avenida Cândido de Abreu, 70 – sala 712

Curitiba – PR

www.gustavosaczk.com.br