Superlotação e dívidas: pandemia do coronavírus desafia a sobrevivência de animais em ONG

Em SP, instituto reforça conscientização das pessoas para não abandonarem os animais e, se possível, realizar doações para as ONGs Animais

 POR: Duetto Comunicação

Há tempos ouvimos dizer que os cães são os melhores amigos dos homens, ok? Mas, e os homens, não deveriam também ser os melhores amigos dos animais? Infelizmente não é o que acontece! A Organização Mundial da Saúde estima que existam, entre cães e gatos, mais de 30 milhões de animais abandonados no país. Só na capital de SP são mais de dois milhões e, diante da pandemia que estamos vivendo, este número deve aumentar consideravelmente.

O IAPA, Instituto Amor em Patas, existe desde 2013, trabalha no resgate de animais abandonados em situação de risco e,

Iniciado como Projeto em 2013 e fundado como ONG em 2018, o Instituto Amor em Patas trabalha diariamente no resgate, reabilitação e adoção de animais vítimas de maus-tratos e abandono. Presta atendimento médico aos bichinhos em Hospital Veterinário próprio (VetMétodo) e durante sua trajetória, já resgatou e acolheu mais de 2 mil animais e mediou a adoção de mais de 3.500 amparados por protetores independentes associados que possuem a mesma missão e valores que a ONG. Atuante na capital de SP, a instituição defende que todos os animais merecem dignidade, respeito e amor. É terminantemente contra qualquer forma de violência e crueldade contra os peludos, mas neste momento, enfrenta sua pior realidade.

No instituto, relatos das dificuldades financeiras eram comuns, bem como os desafios para se realizar os resgastes e manter todos esses animais. Entretanto, a situação piorou. Superlotação e contas que nunca fecham se tornaram uma constante, e neste momento, esforços diários estão sendo realizados para que a qualidade de vida dos animais não seja ainda mais afetada por conta da crise instaurada na sociedade por conta da Covid-19.

Infelizmente, o que acontece com o IAPA e muitas outras ONGs Animais neste momento, é que os padrinhos (pessoas que apadrinham o projeto e disponibilizam renda mensal) estão cancelando os depósitos. Além disso, a ajuda com ração que a ONG recebia mensalmente com o auxílio de algumas empresas, também estão sendo canceladas. E por conta do isolamento social, muitas pessoas estão impossibilitadas de se direcionarem ao local para procederam à adoção e as doações de medicamentos, vermífugos, produtos de higiene, anti-pulgas, probióticos, suplementos, entre outros, estão abaixo do necessário.

​Com custo mensal que gira em torno dos R$ 40 mil por mês, a conta do IAPA já fechava todos os meses no vermelho e, diante desta situação, a ONG calcula passar por verdadeiros momentos de desespero. “É um problema que a gente ainda nem consegue mensurar. Apesar dos muitos esforços por parte dos voluntários, ainda estamos em situação de emergência, sem a possibilidade de resgatar novos animais e muita dificuldade para manter os que já abrigamos. Neste momento contamos com a solidariedade da população”, relata Nadine Marini, uma das idealizadoras do IAPA.

Você pode ajudar

A ideia é conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade com a causa animal e estimular o olhar para a solidariedade com as ONGs diante da crise. No caso do Instituto Amor em Patas, o apadrinhamento e doações auxiliam na continuidade de resgates e reabilitação até que os animais estejam prontos para adoção. Esta ajuda pode livrar muitos destes animais dos maus-tratos domiciliares e demais situações de risco a sua saúde física e mental.

O processo de apadrinhamento é bem simples, e os interessados apenas precisam acessar o link Amor em Patas e preencher o formulário disponível.

No caso de doações, os interessados podem acessar Doações e verificar como contribuir. Se o objetivo é fazer uma contribuição financeira, a ONG disponibiliza os seguintes dados bancários:

ITAÚ

Agência 7186

Conta corrente 12916-4

Instituto Amor em Patas

CNPJ 30.306.631/0001-02

​​

Redes Sociais

Instagram: @amorempatas

Facebbok: institutoamorempatas

Site: www.amorempatas.com.br