Startup de Ponta Grossa cria plataforma que digitaliza estacionamento rotativo e já atende quatro cidades no Paraná

Mais de 1 milhão de pessoas já utilizam o sistema para estacionamento rotativo no Estado

POR: Engenharia de Comunicação

Cidades Inteligentes – Cerca de 1,2 milhão de pessoas já possuem acesso às vagas de estacionamento rotativo através de ferramentas digitais no Paraná. Os dados foram divulgados pela Estar Digital, startup pontagrossense que desenvolveu a tecnologia e que atende quatro cidades do Estado: Ponta Grossa, Guarapuava , Araucária e Campo Largo.

Segundo o sócio-fundador e CEO da startup,  Antonio Carlos de Sá, a ferramenta possui tecnologia própria e foi desenvolvida para auxiliar gestores públicos a democratizar o uso das vias públicas de forma ordenada.

“A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e nada mais normal que ela passe a auxiliar às cidades a oferecerem aos seus cidadãos mais comodidade e efetividade nos serviços prestados. Na medida em que torna nossas atividades mais práticas e ágeis, a inovação promove também uma qualidade de vida muito maior a todos nós”, diz Antônio. 

O acesso ao Estar Digital é realizado via aplicativo Estar Digital, que está disponível nas lojas Google Play e Apple Store, e realiza de modo intuitivo a ativação da vaga mediante pagamento. O sistema aponta através de sua localização se a vaga é de uma ou duas horas e dá diversas opções para compra de créditos, seja via cartão de crédito ou débito. A ativação é automática. Ou seja, um motorista, que está em uma fila de banco, por exemplo, não precisa sair correndo para trocar o cartão – poderá comprar créditos de modo online e renovar o uso da mesma vaga.

As recargas e ativação da vaga, caso o usuário não tenha acesso ao aplicativo, também podem ser realizadas na rede de comércio local, em pontos de serviço que sejam parceiros da rede Pague Fácil, integrada ao Estar Digital. Nestes estabelecimentos também é possível regularizar notificações e multas caso ocorram. 

Antônio Carlos de Sá, CEO da Estar Digital e sócio do Grupo Inovais 

Além do sistema automatizado de ativação e cobrança do estacionamento rotativo, a plataforma Estar Digital também proporciona facilidade para a fiscalização dos municípios. Isso é possível com a disponibilização de um sistema embarcado em veículos, câmeras de monitoramento e sensorização, dashboard de controle e uso de inteligência artifical. A plataforma possui um talonário digital, que registra em tempo real as infrações e de modo integrado com a Prefeitura e os Agentes de Trânsito.

A plataforma também oferece aos comerciantes parceiros e localizados na zona de estacionamento rotativo, máquinas para venda de créditos, estas sem nenhum custo. Com elas, o dono do estabelecimento recebe outros serviços conveniados como tributos municipais e taxas, sendo, inclusive, comissionado por isso. “O produto de seu comércio também poderá ser cobrado no mesmo equipamento, permitindo ao mesmo economizar nos custos de aluguel, compra e manutenção de outras máquinas de cartão”, complementa o CEO da Estar Digital.

Esse olhar da Estar Digital para o comércio local é estratégico. Com o desenvolvimento da plataforma, o objetivo é oferecer muitas outras possibilidades além da automação do estacionamento rotativo. Com a premissa de trazer maior comodidade e efetividade, a plataforma foi desenvolvida para atuar como um hub de benefícios aos cidadãos das cidades inteligentes, as quais vão muito além da substituição da folhinha de papel por créditos digitais. 

“Com a integração de várias modalidades de pagamento e o desenvolvimento de tecnologias que permitam tais integrações – como tags para veículos e tecnologias embarcadas de localização – gestores e cidadãos que tenham acesso à esses serviços se beneficiam de uma grande conveniência, facilidade e ganho de tempo no seu dia a dia”, conclui Antônio. 

A Estar Digital é uma empresa do Grupo Inovais, que atua no setor de agritech, ensino à distância, health tech e meios de pagamento.