SFI CHIPS desenvolve projeto para o UP! TSI Rally 5, novo modelo de rali da ProMacchina

Primeiro carro turbo 1.0 4×2 da América do Sul chega para atender a categoria de entrada do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade

POR: MSuzuki Comunicação

Uma boa nova chega ao mercado de rali neste segundo semestre, o UP! TSI Rally 5, projeto da ProMacchina Motorsport, de Curitiba (PR), que será lançado em novembro. Trata-se do primeiro carro turbo 1.0 4×2 da América do Sul que vem para atender um nicho da categoria de base do Rally de Velocidade que estava um pouco defasada nos últimos anos. E para garantir um melhor desempenho a SFI CHIPS, líder no segmento de preparação eletrônica de veículos à diesel e com forte atuação nas competições off-road, foi convidada a participar desse projeto inovador.

A ProMacchina Motorsports quis manter o monobloco original preparado para competições e também o mesmo conjunto de motor e câmbio de fábrica, mas entre outras modificações, além dos equipamentos de segurança, o UP! TSI Rally 5 receberá um novo mapa de injeção eletrônica desenvolvido exclusivamente pela SFI CHIPS. “A empresa já era minha parceira na Promacchina Auto Center que atende carros de rua e era a primeira opção óbvia quando decidi fazer o UP. Tinha de ser com a SFI CHIPS também pelo histórico que o Medina tem nos ralis”, afirma Maurício Neves, diretor da ProMacchina, preparador de carros de competição e piloto com uma extensa trajetória e títulos e participações marcantes nos ralis dos Sertões, Dakar, entre outras provas. “O importante é que estamos num bom ponto de partida, pois os parceiros que escolhi para esse projeto têm os melhores produtos do mercado para equipar o Up TSI Rally 5”, completa Neves.

Marcio Medina, diretor da SFI CHIPS, explica que foi realizado um projeto exclusivo em tempo recorde pelos profissionais de São Paulo, mas implementado pela equipe de Curitiba. “É um projeto com iniciativas fantásticas. Maurício é um profissional muito reconhecido, tanto como preparador como piloto. Certamente esse projeto será vitorioso e, mais uma vez, tivemos a honra de participar de algo que já nasce grande, com futuro garantido”, explica. Vale destacar, que no ano passado, foi lançada a Mitsubishi L200 Triton Sport R, carro de rali no qual a SFI CHIPS teve parceria com a Spinelli Racing e já sai de fábrica com as soluções de alta performance da empresa e foi Campeão do Rally dos Sertões, na categoria Production T2.

O novo carro é destinado a categoria Rally 5 (antiga N2), categoria de entrada do Rally de Velocidade. A escolha da ProMacchina foi certeira por trata-se de um carro com tamanho reduzido, com ótima relação peso e potência e torque do motor turbo. O UP! TSI Rally 5 será lançado durante o Rally da Graciosa, etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, que acontecerá em novembro. Em breve serão divulgadas as fotos do carro e também mais novidades.

Sobre a empresa – A SFI CHIPS trabalha com desenvolvimento tecnológico focado em soluções customizadas, também conhecidas como chip de potência, reprogramação de ECU ou chiptuning. Com 12 anos de atuação no mercado, tornou-se referência em desenvolvimento de reprogramações de alto desempenho, sobretudo no segmento 4X4, tanto que, por meio de seus clientes, já conquistou 16 títulos no Rally dos Sertões, em categorias diversas. Há três anos trabalha em parceria com Spinelli Racing e Mitsubishi Motors, que lançaram em 2019 o modelo L200 Triton Sport R. A empresa, com sede na capital paulista, atua nas linhas automotiva, pesada, agrícola e náutica e possui mais de 50 agentes autorizados em todo o país. Grande incentivadora do esporte, a empresa patrocina e apoia pilotos, equipes, campeonatos e provas nacionais no Rally Cross Country, no Rally de Regularidade e, a partir de 2020 está na Copa Truck e é patrocinadora oficial do Sertões/Regularidade, a maior prova off-road do Brasil. Mais informações www.sfichips.com.br, Facebook: @sfichips e Instagram: @sfichips

Ficha Técnica –  VW Up! TSI Rally 5

  • Santo-Antônio ProMacchina padrão FIA
  • Motor 1.0 Turbo com Remap eletrônico SFI CHIPS com aproximadamente 150cv e 270Nm de torque
  • Câmbio de 5 marchas com nova relação de diferencial mais curta
  • Embreagem cerâmica
  • Coxins de motor e câmbio reforçados
  • Amortecedores e molas específicos para rally Baratec Brasil
  • Freio de mão hidráulico de competição
  • Bancos, cintos, sistema de extintor de incêndio, travas de capô e volante de competição OMP Racing Brasil
  • Pneus de rally Maxxis 175/65 R14
  • Opção de tanque homologado FIA 60 litros SAT Brasil
  • Scoop do teto, apoia pé para navegador, asa traseira em fibra de alta resistência by SAT Brasil