Seguro viagem: o que é preciso saber?

POR: Race Comunicação 

Quem costuma planejar viagens sabe que elas são especiais. E para garantir que a próxima aventura seja inesquecível, é preciso embarcar com um importante companheiro: o seguro viagem, que ajudará o viajante a resolver imprevistos ao longo da jornada.

O seguro viagem não oferece apenas tranquilidade e suporte ao cliente, mas, principalmente, mais segurança desde o instante do embarque até o desembarque. “O produto disponibiliza assistência médica temporária, cobrindo custos no exterior que costumam ser muito elevados, como por exemplo despesas odontológicas, gastos farmacêuticos e extravio de bagagens”, explica Renato Rotta, gerente de marketing da Allianz Travel, empresa líder em seguro viagem, que, no Brasil, atua como representante da Allianz Seguros no segmento viagem.

Vale destacar que no seguro também pode ser contratada cobertura para indenização para acidentes e demais situações. “O segurado precisa estar ciente sobre as condições do seguro contratado e sobre seus direitos, evitando prejuízos”, completa Rotta.

Rotta ainda enfatiza que o cliente conta com opções de upgrades no Seguro para ter mais tranquilidade caso haja necessidade de cancelamento ou remarcação de viagem: “Seja por uma mudança de emprego ou perda de documento, por exemplo, se o evento ocorrer dentro dos 15 dias anteriores a partida ou durante as conexões do itinerário ou, ainda, se ocorrer um acidente a caminho do embarque, o seguro poderá reembolsar até 80% das despesas geradas por multas de cancelamento ou remarcação de passagens ou pacotes turísticos, que não forem reembolsadas pela companhia aérea ou agência de viagem, caso tenha sido contratada a cobertura adicional de cancelamento por diversas causas”.

Em alguns países, o seguro viagem é obrigatório, como aqueles que fazem parte do Tratado de Schengen, um acordo feito por países europeus que estabelecem cobertura mínima no Seguro Viagem. Entre eles estão a Espanha, Alemanha, Itália e mais 23 países europeus. Outros países, apesar de não fazerem parte do Tratado, também exigem o seguro viagem para autorizar a entrada, como Cuba que exige uma cobertura mínima de U$10.000,00, a Venezuela que determina o valor mínimo de U$ 4.000,00 de cobertura e a Austrália que não estipula um valor mínimo específico de cobertura, mas estabelece o seguro viagem como obrigatório.

Com isso, é preciso ficar atento aos requisitos do destino para ter uma viagem tranquila. “O cliente do seguro viagem conta com atendimento 24 horas, 7 dias por semana e em português.  Para acionar o seguro viagem, basta que o segurado entre em contato por meio de contato telefônico ou via WhatsApp, se precisar de atendimento médico ou qualquer outro evento coberto por sua apólice de seguro”, explica o executivo.

 Sobre a Allianz Travel

A Allianz Travel é uma das marcas comerciais da Allianz Partners, empresa dedicada a garantir proteção e cuidado mundialmente, que pertence ao Grupo Allianz SE, e é líder B2B2C em soluções de assistência de seguros nas seguintes áreas de especialização: assistência global, saúde e vida internacional, automóvel e viagem. Com operações em 78 países, a Allianz Partners oferece soluções globais que estão redefinindo o significado de ajuda, indo além do seguro tradicional para ajudar e proteger os clientes onde quer que eles estejam e sempre que precisarem. Com inovação, os especialistas fornecem produtos e serviços prontos para o futuro, de alta tecnologia e de alto impacto por meio de cinco marcas comerciais: Allianz Assistance, Allianz Care, Allianz Automotive, Allianz Travel e Mondial Assistance. Os 21.500 colaboradores globais lidam com mais de 54 milhões de casos por ano, com foco no esforço para ajudar e proteger clientes em todo o mundo. No Brasil, a Allianz Partners tem mais de 20 anos de atuação, com cerca de 1.500 profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 14.300 prestadores de serviços que vivem para ajudar.

Sobre a Allianz Seguros

No País há mais de 110 anos, a Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por meio de mais de 40 filiais. A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz, um dos líderes globais em seguros – o maior da Europa – e um dos maiores investidores do mundo, gerenciando cerca de 673 bilhões de euros em nome de seus segurados e administrando mais de 1,4 trilhão de euros de ativos de terceiros por meio da Allianz Global Investors e PIMCO. Em 2018, o Grupo Allianz alcançou receita total de 131 bilhões de euros e lucro operacional de 11,5 bilhões de euros. O Grupo Allianz está presente em mais de 80 países e seus clientes corporativos e de varejo passam de 88 milhões. Além de oferecer seguros de propriedade, vida, saúde, crédito, corporativos globais, e serviços de assistência, a Allianz também se destaca em estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia. Graças à integração sistemática de critérios ecológicos e sociais em processos de negócios e decisões de investimento, o Grupo Allianz é a seguradora líder no Índice Dow Jones de Sustentabilidade.