Psicologia das Cores na Moda

POR: Erica Machado 

Você sabe da influência das cores na moda e que o significado delas transcendem a escolha fashion? Sim, isso mesmo é isso tudo tem a ver com humor e pode influenciar o bem estar, e sabe porque: porque elas transmitem emoções!

Chamamos de psicologia das cores na moda, que nesse cenário constroem e fortalecem uma marca orientando as decisões nas coleções.

Como usar as cores a seu favor? O estudo indica que as cores são percebidas pelo nosso cérebro, sendo assim cada cor gera uma sensação de diferente forma.

As cores quentes são lidas como alegres, estimulantes e dinâmicas: vermelho, laranja, amarelo. Tons mais frios associam-se à serenidade, tranquilidade e paz.

As marcas mais atualizadas estão sempre ligadas a esse ponto e estão sempre analisando o que pautarão nas próximas coleções. Isso é comprovado pelo Instituto Pantone anualmente , responsável por ditar as tonalidades do ano e seu significado.

Em 2.020 o tom da vez é o Classic Blue – azul temporal, clássico e perfeito para a busca de elegância e tranquilidade.

Na moda, o primeiro passo para não errar é entender o seu significado.

Vermelho: cor quente relacionada ao amor, paixão, desejo, também ligada à terra. Na moda essa cor é indicada para pessoas que estão cansadas e sem disposição.

  • Há é o branco ? O seu significado é de paz, simboliza a pureza, tranquilidade, a limpeza . Mas tem que tomar um pouquinho de cuidado porque também alonga, da volume então é uma cor que tem que se tomar cuidado ao usa-ló.

E o queridinho de todos ? O preto ! Aquela peça que não pode faltar , o mais utilizado e o mais prático e também sofisticado que existe na moda Ele é uma ausência de cor e serve como um escudo, e o melhor disfarça as curvas e transmite sobriedade.

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