Prorrogado prazo para entrega de Declaração do IRPF. Fique atento à validade do seu eCPF

POR: Soraya Simón – ACP Comunicação 

O Ministério da Economia anunciou em (01/04) que o prazo para entrega das declarações de Imposto de Renda de pessoas físicas 2020 foi prorrogado para 30 de junho. Esta decisão levou em conta o período de isolamento social que estamos vivendo devido à pandemia do COVID-19.

Gabriel Jório, Superintendente de Operações e Comercial da Valid Certificadora, lembra que os contribuintes que tiverem Certificado Digital Pessoa Física (eCPF) ICP-Brasil podem preencher sua declaração on-line, diretamente no site da Receita Federal, a forma mais simples, rápida e segura de ficar em dia com o Leão.

Vale ressaltar que os contribuintes que utilizam o certificado digital – eCPF – têm diversos benefícios, tais como usar a declaração pré-preenchida com o histórico da última versão, corrigir pequenos erros no preenchimento, mesmo após o envio da declaração, preencher on-line no site da Receita, acompanhar em tempo real a declaração, desde o processo de entrega até a restituição. Tudo com mais rapidez, agilidade e claro, mais segurança na transmissão da declaração.

Segundo o executivo, o mais importante é se atentar à validade de seu certificado digital para não correr o risco de deixar para última hora e ultrapassar o limite do novo prazo, até 23h59 de 30 de junho. “Afinal, quanto antes a declaração for entregue, mais cedo o contribuinte terá acesso à restituição.”

Para colaborar com todos os contribuintes em isolamento social e que ainda precisam declarar o imposto de renda, a Valid Certificadora conta com endereço eletrônico  https://meucertificado.vpki.com.br/certificate-checker/ para testar e checar a validade do seu eCPF.

Caso a pessoa tenha necessidade de realizar a renovação, também é possível o contribuinte solicitar a renovação on-line ou por vídeo conferência #emcasa disponível no site www.validcertificadora.com.br.

Jório ressalta que a empresa entende seu papel na sociedade neste momento de crise e não estão medindo esforços para disponibilizar melhorias na forma de atendimento remoto. Prova disso é que a Valid Certificadora é a única Autoridade Certificadora (AC) que atua com a portabilidade de um certificado digital.

“Nossa solução já está em pleno funcionamento. Todas as pessoas quem têm um certificado digital emitido por qualquer Autoridade Certificadora (AC) da ICP-Brasil poderá solicitar a portabilidade com a Valid Certificadora, seja on-line ou por vídeo conferência. Disponibilizamos um canal (colocar um link) para as pessoas checarem se estão aptas para validação remota e caso isso não seja possível, oferecemos a tranquilidade de agendar a visita de um consultor (ou agente) para garantir a quarentena”, destaca Jório.

Sobre a Valid Certificadora

A Valid Certificadora é uma empresa do grupo Valid especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso, cifragem e autenticação realizando operações criptográficas padronizadas nacional e internacionalmente, de acordo com a regulamentação estabelecida, na identificação de pessoas físicas ou jurídicas para assinatura digital; geração e armazenamento seguro de evidências digitais de uma transação eletrônica e diversas outras soluções. Credenciada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) é Autoridade Certificadora emitente dos certificados digitais ICP-Brasil, tais como e-CPF, e-CNPJ, NF-e, CT-e, SSL. Entre as áreas de atuação especializadas é PSS – Prestadora de Serviço e Suporte ICP-Brasil, ACT – Autoridade de Carimbo de Tempo, PS EEA – Prestador de Serviço para Entidade Emissora de Atributo, PSC – Prestadora de Serviço de Confiança, PSBio – Prestadora de Serviço Biométrico, Hub de Serviços em Blockchain e Platinum Partner GlobalSign para emissões de SSL raiz internacional. Para conhecer mais sobre os serviços Valid em certificação digital, assinatura digital, carimbo do tempo, certificados de atributo e desmaterialização de processos e documentos, visite: www.validcertificadora.com.br ou https://blog.validcertificadora.com.br/podecontar/

 Sobre a Valid

A Valid (B³: VLID3 – ON) torna a vida digital mais segura com soluções que garantem identificação em documentos, smartphones, cartões com chip, certificados digitais, aplicativos bancários, meios de transporte e onde mais os dados de clientes de todo o mundo estiverem.

Seis mil funcionários em 16 países consideram as particularidades de cada cultura e região para criar soluções personalizadas e integradas, colocando a Valid como relevante player global na esfera da vida conectada.

Identificando objetos, transações e pessoas com segurança, alcançou faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2018 e é hoje a maior empresa na emissão de documentos de identificação no Brasil, 5ª maior produtora de SIM Cards do mundo e está entre as 10 maiores fabricantes de cartões bancários do planeta.

Para saber mais, acesse www.valid.com