Procura pelo processo de mentoring cresce entre executivos e profissionais liberais

O método, que já foi aplicado em mais de mil formações, permite que especialistas ajudem outros profissionais a conquistarem destaque no mercado em que atuam

 POR: Carolina Lara

Compartilhar conhecimento e contribuir com o crescimento de profissionais e organizações para se destacarem no mercado em que atuam. Esse é o propósito de pessoas que já conquistaram autoridade em suas carreiras e que agora desejam ajudar os demais a chegarem no mesmo ponto, ou até mesmo, ir mais longe.

Esse processo, que cresce e vem ganhando adeptos a cada ano, chama-se Mentoring. De acordo com o fundador e CEO da Global Mentoring Group, Claudio Brito, a metodologia adotada pela empresa, e que é oferecida aos futuros mentores durante as aulas de formação, é baseada nos grandes centros mundiais de estudo e desenvolvimento como MIT, Stanford, Harvard e nos processos de aceleração de startups do Vale do Silício.

Essa técnica é indicada para estimular pessoas que estão em início de carreira, quem precisa se destacar no cargo em que ocupa, um colaborador que acabou de ingressar em uma corporação ou alguém que vai enfrentar novos desafios na empresa ou fora dela. “Também pode ser aplicado em casos de sucessão, como aposentadoria ou desligamento de colaboradores”, revela o CEO.

Por todos esses motivos, o processo deve ser conduzido por um especialista que tenha a certificação, que o habilita a lidar com todas as situações que o mentee vai trazer, além de vasta experiencia naquela área. “O mentoring apresenta ferramentas e soluções mais completas. Por atuar na mesma área, esse profissional é mais experiente e qualificado, portanto possui mais condições de auxiliar o mentorado a obter melhores resultados e insights, seja na carreira, ou em algum projeto que envolva retorno financeiro”, aponta Claudio.

E todo esse cenário se desenha a partir de uma estratégia ágil, eficiente, assertiva e inteligente que conduz o mentee a conquistar suas metas, evidenciando e estimulando as competências dele. É, sobretudo, um processo em que o mentor se coloca à disposição para encontrar soluções.

Bruno Lorenti Santana, de 35 anos, possui formação acadêmica em administração e agronegócio, mora em São Joaquim da Barra, uma cidade do interior da cidade de São Paulo e desde 2019, vem atuando na área de desenvolvimento humano, principalmente na área de vendas. Já ministrou treinamento para as marcas Brooksfield, Via Venetto, e Emagresee. Ele decidiu participar da formação em mentoring da Global Mentoring Group por ser uma ferramenta que oferece uma transformação mais profunda e eficaz, se comparado a outros métodos. “Apostar nessa formação é uma forma estratégica para se diferenciar e alcançar um posicionamento elevado. Além disso, as aulas trazem dicas práticas do mercado. Fui atraído  pelo desafio dos trinta dias para montar o curso on line e a mentoria em grupo. Também trabalhamos com base no conteúdo de referencias neste segmento como Jim Collins e Harvard, o que confere ainda mais credibilidade e segurança inclusive para quem deseja realizar um projeto para escalar o seu negócio”, destaca.

O carioca Paulo Roberto Martins, 52 anos, especialista em gestão empresarial e MBA em educação corporativa, além de cinco formações em coach, participou da formação para validar o modelo de mentorar que ele já vinha seguindo. “Desde o início da pandemia, já venho realizando algumas mentorias tanto individuais, quanto em grupo em grupo”, destaca.

Para obter conhecimento e dar mais subsídio ao programa de mentoring que será implantado na empresa em que trabalha, Caren Navas, de 41 anos, moradora da cidade de Barueri, dedicou um final de semana inteiro para conhecer mais detalhes da formação proposta pela Global. “Atuo na área comercial de uma distribuidora de gás há mais de dez anos e, com as ferramentas que obtive na imersão, estarei mais habilitada para participar de mais esse projeto, o que será fundamental para a minha carreira”, destaca.

Baseado no processo de Mentoring aplicado dentro do principal Curso de Harvard, os participantes desta formação têm acesso a um framework prático. Todo o conteúdo aplicado no processo vem levando centenas de profissionais mundo afora para o próximo nível em suas carreiras.

Grandes empresas têm programas estruturados e aplicações variadas de Mentoring, atingindo constantemente resultados de excelência.

Sobre a Global Mentoring Group

O programa de mentoring, baseado no mesmo método adotado pelo curso de Harvard, consiste numa orientação estruturada em que um profissional mais experiente (mentor) orienta um menos experiente (mentee ou mentorado). É um processo de transmissão de conhecimento, que tem como objetivo provocar insights no mentee e é utilizado tanto para estimular alguém em início de carreira, quem precisa se destacar no cargo em que ocupa,  um colaborador que acabou de ingressar em uma corporação, ou um profissional sênior que esteja enfrentando, ou vai enfrentar, novos desafios na empresa ou fora dela. Os treinamentos presenciais ocorrem nas cidades de Cambridge, San Francisco, Londres, Lisboa.  Somado aos cursos online, a Global Mentoring Group treinou mais de mil mentores, dos cinco continente. Para mais informações, acesse https://globalmentoringgroup.com/ ou envie mensagem para +351 936 203 266, por e-mail team@globalmentoringgroup.com ou pelas redes @globalmentoringgroup

Sobre Claudio Brito é mentor de mentores e CEO Global Mentoring Group,  um grupo internacional focado na alta performance de mentores, baseado nos Estados Unidos. Especializado em Marketing Digital pela Fecap-SP e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG, tem 21 anos de experiência e treinou com mestres como Alexander Osterwalder, Steve Blank e Eric Ries. Além disso, é frequentador assíduo de treinamentos de alto impacto em Babson, Harvard e MIT – Massachusetts Institute of Technology. Para saber mais, acesse https://globalmentoringgroup.com/ ou pelo @ claudiombrito ou @globalmentoringgroup

Essa é para os colegas que escrevem sobre RH e desenvolvimento. Estou com uma sugestão de pauta sobre mentoring, método que permite que executivos e profissionais liberais possam conquistar destaque na área em que atuam.

 O método, que já foi aplicado em mais de mil formações, permite que especialistas ajudem outros profissionais a conquistarem destaque no mercado em que atuam