Os desafios do mkt das empresas para entender os consumidores, conversar pontualmente com eles e atender as demandas

Rafael Souza é diretor de marketing e P&D da Gtex Brasil, uma das maiores empresas brasileiras fabricantes de produtos de limpeza

POR: Carla Nogueira – Encaso Comunicação 

Em maio de 2019, a Gtex Brasil, indústria de saneantes/higiene e limpeza genuinamente brasileira que atua no mercado há mais de 40 anos, contratou Rafael Souza como diretor de marketing e P&D. O profissional chegou à empresa com a proposta de falar mais assertivamente com o consumidor. Seu desafio: ampliar o ritmo de crescimento da companhia – cujo faturamento anual é de cerca de 600 milhões de reais -, conquistando mercado e aumentando a base de clientes, com foco em inovação e experiências para o consumidor.

De início, já encomendou três grandes pesquisas personalizadas – uma delas realizada pela Kantar WorldPanel no primeiro semestre de 2019 – que vão além de entender os hábitos e as atitudes os consumidores por região, mas que trazem a percepção que estes têm das marcas. Com alto valor de investimento, a Gtex obteve pesquisas robustas, que trazem fortemente a voz do consumidor de todo o Brasil, além de números interessantíssimos do mercado em que atuam, e vão pautar as ações da empresa nos próximos três anos.

Souza também focou na contratação de mais agências de comunicação para que, cada uma com sua expertise – digital, embalagem, mídias offline e outras -, entreguem trabalhos cada vez mais qualitativos. Antes, a Gtex tinha uma agência, com a mudança, agora são quatro.

Segundo o diretor de marketing e P&D, “2020 será um ano promissor e arrojado para a Gtex, e o investimento em marketing, processos, pessoas e inovação ainda mais intenso”.