NOVO! Nova revista digital Leia mais

Empreender S/A

Pix mudou a regra do jogo para milhões de empreendedores no Brasil

2 Mins read
A nova tecnologia de pagamentos instantâneos promete baratear os custos de transações financeiras para as empresas

POR: NR-7 Comunicação
O Pix foi considerado uma das grandes transformações tecnológicas do sistema financeiro em 2020, mudando a vida de muitos brasileiros. Desde o comerciante que vende picolé na praia, até o empresário de uma grande companhia: todos se beneficiaram com a chegada da tecnologia. Segundo Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital, fintech de soluções financeiras para micro e pequenas empresas, o Pix garante mais praticidade e rapidez nas transações bancárias, já que o dinheiro transferido cai instantaneamente na conta do beneficiário, independente da hora ou dia da semana (incluindo feriados!).

“Esperar para receber o dinheiro só no próximo dia útil ou pagar altas taxas para a utilização de um meio de pagamento são dores muito comuns das empresas e o Pix chegou para resolver esses problemas. Com ele, os empreendedores têm mais opções para receber ou enviar pagamentos, além de ser uma opção muito mais rápida e barata, principalmente quando comparado com as TEDs e DOCs. A ideia do Pix é que uma transferência seja tão fácil e prática quanto pagar com dinheiro vivo.”, explica Rocha.

Vantagens do Pix para as empresas

Uma das vantagens do Pix é baratear os custos das transações bancárias das empresas. Como as transferências são realizadas diretamente entre o pagador e recebedor – sem a presença de intermediários que podem tornar as transações mais caras e demoradas – os custos das operações ficam mais baixos e as empresas podem usar o Pix para realizar o pagamento de fornecedores, salários de funcionários e outros tributos.

Seguindo a determinação do Banco Central, o Pix é gratuito para pessoas físicas. Já para as empresas, fica a critério de cada instituição financeira determinar a tarifa das transferências. Contudo, existem opções de conta PJ digital no mercado em que o Pix é totalmente sem custos para enviar ou receber dinheiro.

“O mercado brasileiro, como um todo, está vivenciando um novo momento. Sem dúvidas, poder pagar muito menos por uma transação financeira e ter a possibilidade de ter o dinheiro na conta PJ sem burocracia são vantagens que impactam positivamente as empresas no Brasil, reduzindo consideravelmente os custos sociais e proporcionam ganhos em diversos aspectos”, conclui Rocha.

Sobre a BizCapital
Fundada em 2016, a fintech se destaca por oferecer soluções financeiras para pequenas e médias empresas. A ideia da empresa surgiu para atender os empreendedores de diversos segmentos que precisavam de empréstimos para capital de giro, compra de estoques ou equipamentos. A velocidade na entrega do dinheiro é o grande diferencial da startup carioca, que realiza o depósito na conta em até um dia e sem burocracias.

Related posts
Empreender S/A

5 passos de como manter a cultura da empresa durante o Home Office para franqueados e funcionários

3 Mins read
38,6% dos líderes de empresas acreditam que a transformação do trabalho remoto se dará pela flexibilidade POR: Queissada Após mais de um…
Empreender S/A

Taxa de empreendedorismo registra 38% de crescimento; recorde na história

4 Mins read
Camila Silveira explica as estratégias para ser um empreendedor de sucesso e não fechar o negócio nos dois primeiros anos   Com…
Empreender S/A

Micro e pequenas empresas terão papel fundamental na retomada da economia e geração de empregos

3 Mins read
Assunto foi discutido nesta segunda-feira (5), em webinar entre instituições financeiras, BID e governo federal POR: inpressoficina As micro, pequenas e médias…
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpriendentes.