NOVO! Nova revista digital Leia mais

Sustentabilidade S/A

Gestão sustentável na prática

3 Mins read

C-Pack adota práticas de responsabilidade social e ambiental em toda sua cadeia produtiva

POR: Carolina Lara

Há quase 30 anos, quando foi realizada a conferência Rio-92 no Brasil, o conceito de desenvolvimento sustentável passou a ser incorporado pelas organizações de todo o mundo diante da crescente exigência dos consumidores por práticas de responsabilidade social e ambiental em toda sua cadeia produtiva.

A C-Pack Creative Packaging, empresa de embalagens líder na produção de bisnagas plásticas para cosméticos no Brasil e uma das maiores da América Latina, traz em seus valores a constante preocupação com o aspecto social e ecológico, tanto na estrutura, quanto em suas atividades e produtos.

Com investimento constante em pesquisa e desenvolvimento para oferecer ao mercado soluções inovadoras que atendam às mais arrojadas metas de desempenho e qualidade, , a C-Pack foi recentemente aprovada na auditoria de responsabilidade social SMETA — um dos formatos de auditoria ética mais utilizados no mundo — solicitada por clientes de grande porte nacional e internacional.

Em termos ambientais, a unidade fabril da C-Pack em São José (SC) com 32 mil m² foi projetada para ser a mais sustentável da América Latina na produção de bisnagas plásticas. O consumo total de água tratada incluindo o refeitório é inferior ao de 15 famílias; 33% da água consumida é proveniente de captação pluvial; claraboias na área produtiva reduzem em 50% os pontos de lâmpadas elétricas durante o dia; todo o esgoto é tratado por zona de raízes; a C–Pack destina menos de 10% dos seus resíduos para aterro, o que a classifica como Empresa Lixo Zero de acordo com a Zero Waste, pois grande parte dos resíduos do refeitório são destinados para compostagem, de modo que o adubo resultante desta compostagem retorna para uma horta interna e usada no cultivo de verduras consumidas nas refeições da empresa.

Outra prática de responsabilidade ambiental que traz bons resultados de gestão é a da logística reversa. A C-Pack tem disponibilidade de entregar as bisnagas fabricadas em caixas plásticas retornáveis. Fabricadas com aparas de polipropileno da fabricação de suas próprias tampas, a logística reversa das caixas é executada pela transportadora C-Log, parte do grupo C-Pack. “Anualmente cerca de 2,5 mil árvores são poupadas pelo uso de plástico retornável no lugar do papelão”, atesta André Michel Kehrwald, Diretor de Inovação e Qualidade da C-Pack.

Segundo André, a C–Pack reconhece sua responsabilidade frente ao meio ambiente como parte integrante de suas atividades e afirma seus compromissos por meio de sua política ambiental, comprometendo-se a: priorizar o respeito à biodiversidade e o relacionamento harmônico com as comunidades onde opera e desenvolve suas atividades; estabelecer o uso eficiente de recursos por meio da redução de resíduos, da reutilização de materiais e práticas de reciclagem, visando a diminuição dos impactos ambientais significativos e buscando a melhoria contínua e a satisfação dos fornecedores e clientes.

Sobre André Michel Kehrwald

É engenheiro de Materiais com Mestrado em Ciência, formado também em engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, atualmente, trabalha na C-Pack com atuação principal no desenvolvimento e inovação de produtos desde 2009. Ocupa o cargo de Diretor de Inovação e Qualidade na empresa.

 

Sobre a C-Pack

A C-Pack® começou as suas atividades em 2002 com apenas 14 colaboradores. E, desde lá, traz em seus valores a constante preocupação com o aspecto social e ecológico, tanto na estrutura, quanto em suas atividades e produtos. Com um vasto portifólio de bisnagas plásticas que envasam desde 5 até 400 ml de produto, dispõe de diversos recursos de impressão, tampas, aplicadores e inovações vinculados a embalagens de baixo consumo de matéria-prima e resinas sustentáveis. O reconhecimento dos avanços no desenvolvimento e na qualidade dos produtos, no início de 2020, resultaram na conquista da certificação internacional do ISO 22716 (explicar). Por meio dos pilares de inovação, confiança e sustentabilidade, a empresa é hoje uma das referências globais na fabricação de bisnagas para o segmento de cosméticos.

Para mais informações acesse https://www.c-pack.com.br/ ou pelas redes sociais – Instagram: @cpack.packaging / Youtube: https://www.youtube.com/user/cpacksa  /

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/c-pack-creative-packaging-sa

 

Related posts
Sustentabilidade S/A

Carrefour lança desafio de inovação em embalagens, convocando novos fornecedores a contribuírem com propostas sustentáveis

5 Mins read
Concurso visa a aprimorar a gestão de resíduos e a estratégia de embalagens da companhia, que premiará ideias ecologicamente corretas para suas…
Sustentabilidade S/A

Economia circular, preservação ambiental e mobilização consciente: como a indústria pode ser mais sustentável na pandemia

3 Mins read
Matérias-primas renováveis ampliam em 40% vendas de embalagens para resíduos, mas consumidor também exige responsabilidade corporativa POR: Novità Comunicação Estratégica A pandemia…
Sustentabilidade S/A

Presentes para o dia dos namorados com causa

1 Mins read
Novas linhas de produtos da Insecta Shoes unem moda, diversidade e projeto social No mês dos namorados que tal presentear a pessoa…
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpriendentes.