MZF4, do Grupo Mazzaferro, sai na frente e é a primeira empresa brasileira e da América Latina a conquistar certificação ISO INOVAÇÃO!

POR: Joelma Marino

 A norma ISO 56.002, que estabelece práticas para gestão de processos inovadores e criativos, recém-lançada na Europa, foi anunciada no Brasil no último dia 15 de julho. A primeira empresa brasileira e da América Latina a receber essa importante certificação foi a empresa MZF4 Fios Técnicos e Utilidades Ltda, graças à preparação, sintonia e agilidade da equipe. A certificação aconteceu na última quarta-feira, dia 17 de julho. O sistema de gestão foi avaliado pelos auditores da QMS Certification Services que aprovou a norma internacional para as atividades de gestão de insights para design e comercialização de novos produtos e serviços ligados a fios, utilidades, color charts e adjacências.

Lançada em abril deste ano, na Europa, a norma ISO 56.002 apresenta uma série de padrões internacionais que auxiliam as companhias a promover a cultura inovadora, maximizar processos de gestão e conquistar os melhores resultados a partir de ideias. A MZF4, empresa do grupo Mazzaferro, preencheu os requisitos para conquistar a certificação, pois quase 1/3 do faturamento anual da empresa vêm de ideias geradas a partir do novo. Nos últimos anos, a empresa investiu em inovadoras e diferentes práticas de gestão de processos criativos. Agora, com a conquista da nova certificação ISO 56.002, tende a evoluir cada vez mais. “A inovação é um dos drivers principais da empresa e essa nova certificação nos parece um processo natural, face nosso comprometimento de criar produtos com alto valor agregado“, explica Claudio Mazzaferro, CEO da empresa, em comunicado de sua assessoria de imprensa.

A MZF4 é uma empresa do grupo Mazzaferro e a maior referência em soluções criativas e produtos de alto valor agregado, a partir de fios, da América Latina. Com foco em criatividade, inovação e customização, a empresa atua nas áreas médica, de beleza, de utilidades domésticas, de linhas de costura industriais, cerdas dentárias, instrumentos musicais – com a recém-lançada Hyper.PRO -, entre outras. Possui dezenas de produtos que impactam e transformam positivamente cerca de 50 cadeias de negócios, e está presente no dia a dia de milhares de pessoas, no Brasil e no mundo, com exportação para mais de 60 países. A empresa já detém as ISO 9001 e ISO 13.485, específicas para a linha medical, extremamente valorizado pelos principais parceiros globais da empresa das marcas L´Oreal, Wella, J&J, Covidien.

Em julho de 2018, começou, na MZF4, a implementação do sistema de gestão de inovação, baseado na nova norma ISO e contou com o apoio da consultoria Palas, especializada em inovação e gestão, que conduziu os esforços em três frentes, consideradas os pilares da inovação:

– Organização dos processos de execução, mensuração e gestão das ideias geradas.

– Fomento de uma cultura inovadora.

– Acompanhamento de processos de ideação.

“Para cada uma dessas frentes, criamos comunicados, programas, ações diferentes e esperamos, com a mensuração do retorno para o negócio de nossas ideias, reduzir custos, incrementar o volume de vendas e melhorar a satisfação dos nossos clientes”, orgulha-se Fabricio Saad, CMO da Mazzaferro, que aceitou o desafio de conduzir a empresa à certificação, trazendo sua experiência como responsável de pós-graduação da ESPM para o tema.

A MZF4 possui cerca de 200 colaboradores e faz parte do grupo Mazzaferro que possui 500 funcionários. Perguntado pela reportagem da Economia S/A sobre outras empresas que conquistaram essa certificação em nível mundial, Fabricio Saad revela: “Antes da América Latina, sabemos que tivemos empresas certificadas no Reino Unido e na China, onde a norma foi publicada recentemente”. A respeito do que simboliza a conquista dessa certificação, o especialista enfatiza: “Sem dúvida, essa conquista para nós, ao mesmo tempo que coroa uma trajetória de mais de 6 décadas inovando e criando dezenas de produtos, aumenta nossa responsabilidade com nossos clientes e com todo ecossistema. Temos a perfeita noção disso”.

Mensuração

A complexidade da gestão de inovação requer práticas específicas, que garantam resultados positivos e transformação. A seguir, as ações criadas pela MZF4 para conduzir toda essa estratégia e superar os requisitos exigidos pela própria norma:

Fomento de uma cultura inovadora

O trabalho da comunicação interna, a Inovateca, auxiliou na construção de uma cultura criativa. Com o preparo de conteúdos sobre inovação e a criação de um espaço para fomentar a troca livre de ideias.

Construção de processos de ideação

A equipe da MZF4 desenvolveu dois programas diferentes para os diversos públicos da empresa: operacional e tático/estratégico. O eureka! focado na equipe das fábricas, envolve a premiação das melhores ideias para redução de custos, melhoria de qualidade, revisão de processos industriais. Já no nível tático/estratégico, rodadas de design thinking convidam os colaboradores a refletir sobre problemas específicos da empresa. Todas as ideias são avaliadas segundo critérios claros que envolvem facilidade de implantação, investimento necessário, impacto financeiro para a companhia, riscos envolvidos e impactos dessa inovação no mercado.

Organização de processos de execução e mensuração

O desafio de mensurar o impacto de uma ideia requer novos KPIs. Alguns indicadores foram criados e envolvem, por exemplo, o percentual da receita e margem oriundos de ideias inovadoras; número de ideias disruptivas lançadas e implantadas por unidade de negócio;  quantidade média de treinamentos em inovação por semestre, entre outros. Um comitê gestor da inovação acompanha o andamento destas ideias, prioriza investimentos e avalia estratégias, além de reconhecer e premiar as equipes envolvidas no processo. A empresa se empenhou ainda na criação de um comitê gestor da inovação (CGI) com especialistas de mercado e na revisão dos processos e fluxos que embasam a gestão da inovação ponta a ponta.

Alexandre Pierro, consultor de sistemas de gestão da Palas, consultoria especializada em inovação e gestão, reforça, via assessoria: “Há outras empresas que também estão em processo de certificação no Brasil, principalmente no setor de serviços, mas a Mazzaferro se adiantou. Como a norma por aqui só foi lançada nesse segundo semestre do ano, nos baseamos no draft da versão original para implementar o processo na MZF4”.

Questionado pela reportagem sobre o significado desta certificação para os clientes da MZF4, Fabricio Saad destaca: “Sem dúvida alguma geração de valor agregado! Nossos clientes em cada um dos mais de 60 países do globo para onde vendemos, sabem que podem contar com inovação e tecnologia italiana de ponta”.

Serviço

MZF4 Grupo Mazzaferro

Site: mzf4.mazzaferro.com.br

Endereço: Rua: Edmundo Carvalho, 819, Vila Natália, São Paulo, SP.

Telefone: (11) 3717-0020

Linkedin: @mzf4

1 comentário em “MZF4, do Grupo Mazzaferro, sai na frente e é a primeira empresa brasileira e da América Latina a conquistar certificação ISO INOVAÇÃO!”

  1. A inovação é essencial nos dias atuais.
    No Brasil atual as Star ups fazem a diferença!

Deixe uma resposta

CAPTCHA