Mudança de cenário não precisa significar falência

Por Pedro Superti, especialista em diferenciação

Mesmo em uma condição tão adversa, como a crise causada pelo novo coronavírus, é possível manter a esperança de empresários e empreendedores brasileiros. Restaurantes, papelarias, empresas de vestuário, de tecnologia, calçadistas e de diversos outros segmentos que não são de produtos ou serviços essenciais (como alimentação e saúde) têm uma saída.

Quem quer vencer a crise causada pelo coronavírus tem que fazer uma escolha. Pode aceitar que as coisas são como são e que não há nada aser feito ou enfrentar o problema de frente e descobrir de que forma o negócio pode se adaptar para suprir as novas demandas. É preciso aceitar que as coisas já mudaram e não dá para fazer negócio do mesmo jeito. Por isso, esse momento de pausa durante a quarentena  é a oportunidade ideal para que os empreendedores comecem a mudar  seus posicionamentos para se adaptarem à nova realidade.

O momento que a gente está vivendo é um momento ímpar na história da economia mundial.

Essa crise que estamos passando agora, que é como um tsunami. Criou um cataclisma muito grande e está derrubando todos os negócios. Isso está mudando a geografia
econômica mundial. Negócios que eram grandes agora vão acabar. E mercados que não existiam agora vão nascer.

Os empreendedores precisam entender isso. Agora, não é uma questão de resiliência. Não é você aguentar para voltar. É você se adaptar. Precisamos nos reinventar.

Esses empreendedores precisam voltar, daqui a alguns meses, quando o mercado começar a reaquecer, com negócios, produtos e propostas diferentes. Caso contrário, eles não vão conseguir se localizar nessa geografia nova.

Não é o momento de aguentar a paulada. É o momento de aprender com isso e pensar como é que o comportamento do cliente mudou, como o seu mercado mudou, o que o cliente precisa que você não podia oferecer e como você pode começar a oferecer isso agora. Quem não fizer isso, não vai conseguir sobreviver.

É preciso se perguntar: quero ficar para trás sem conseguir acompanhar o mercado ou fazer a diferença agora e liderar as mudanças no meu segmento? É possível fazer parte do movimento de empreendedores que irão reconstruir a economia após a crise.

Os efeitos do vírus para alguns mercados será devastador. Isso não podemos controlar, mas podemos controlar a reconstrução. O mundo e a forma de se relacionar com o seu cliente irá mudar e isso vai impactar o seu negócio de alguma forma. Você precisa adaptar seu negócio ou terá dificuldades de sobreviver.

Então, pergunte-se: Você sabe o que mais mudou na vida do seu cliente nesse tempo? Como você pode ajudá-lo nesse período para que ele se sinta seguro? O que você acredita que precisa mudar no seu negócio para manter esse relacionamento com o cliente que sempre confiou em você?

Precisamos de negócios que de sejam capazes de se reinventar.
Precisamos de empreendedores que queiram renascer. Não é fácil, mas é preciso entender que isso é uma fase e que aquele que está disposto a enfrentar o que está acontecendo agora sairá na frente de quem parou no tempo esperando que tudo se resolva sozinho.

Pedro Superti Mudança de cenário não precisa significar falência

Pedro Superti tem impactado 8 milhões de pessoas em suas redes sociais e toda manhã desde o início da quarentena ele tem realizado lives Magic Morning que ajuda as pessoas a pensarem soluções, se diferenciar e enfrentar o momento atual.