Mercado Livre capta R$ 1,07 bilhão via FIDC para capital de giro

Por: Fleishman Hillard

Após Mercado Livre obter rating AAA pela Fitch, em escala nacional, o primeiro FIDC da companhia no segmento também recebe AAA na avaliação da agência

O Mercado Livre anuncia que concluiu a estruturação de um FIDC (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios) captando R$ 1,070 bilhão para antecipação de recebíveis de cartão de crédito. A distribuição inicial das cotas terá prazo total de 30 meses com amortização nos últimos 3 meses.

A operação foi coordenada pela XP Investimentos e pelo banco Itaú BBA, e a gestão do fundo será conduzida pelo banco Brasil Plural. A taxa negociada das cotas foi de DI+1,75% ao ano.

“Considerando o forte crescimento da companhia e do braço de serviços financeiros, nosso objetivo é diversificar as fontes de financiamento para ampliar e facilitar a oferta de capital de giro aos vendedores do Mercado Livre e do Mercado Pago. A licença de Instituição Financeira conferida à companhia em novembro, também nos permitirá ter acesso a diversos instrumentos de financiamento que concedem mais flexibilidade ao negócio”, explica Tiago Azevedo, Diretor Financeiro do Mercado Livre no Brasil. “Tivemos uma grande demonstração de excelência ao receber rating AAA pela agência Fitch, que traz confiança ao mercado, reflete e chancela o robusto modelo de governança da companhia”, completa.

A operação representa cerca de 6% do volume de captação atual do Mercado Livre, demonstrando o potencial de crescimento desta modalidade de financiamento para a companhia.

Sobre o Mercado Livre
Fundado em 1999, o Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Para oferecer a melhor experiência a compradores e vendedores, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: o Marketplace mercadolivre.com, a fintech Mercado Pago, Mercado Envios, Mercado Livre Veículos, Imóveis e Serviços, Mercado Ads e Mercado Shops. O mercadolivre.com é o maior e mais completo marketplace da América Latina, com 76,1 milhões de usuários ativos e mais de 12 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas. A cada segundo, 19 vendas são realizadas na plataforma. Ao todo, são quase 304 milhões de ofertas em tempo real, distribuídas em aproximadamente 1.500 categorias e subcategorias de produtos. Vencedor em 2020, pelo quarto ano consecutivo, do “Prêmio Top of Mind DataFolha”, categoria Site de Compras, o Mercado Livre no Brasil é líder em tráfego entre os sites de varejo, com cerca de 52 milhões de visitantes únicos/mês, segundo a Similar Web (dados de jul/20), ferramenta referência para o mercado de tecnologia e inovação.

Sobre o Mercado Pago
Mercado Pago é a fintech do Mercado Livre que conecta compradores e vendedores, contribuindo para a inclusão financeira e fomentando o poder de empreender na América Latina. A plataforma oferece uma solução completa de tecnologia financeira, com carteira digital, conta gratuita com remuneração diária, oferta de crédito, seguros, serviços de pagamento online e checkout, além da linha de máquinas de cartão Point. A fintech também está presente em milhares de pontos de venda físicos com seu Código QR, solução de pagamento instantâneo. Atuando desde 2004, o Mercado Pago está presente em sete países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai – e contabiliza mais de 60 milhões de pagantes únicos.

Informações para imprensa – Mercado Livre
Celia Nogueira (11) 98999-0069 – celia.nogueira@fleishman.com.br
Gisele Gomes (11) 99103-0946 – gisele.gomes@fleishman.com.br
Giovana Antonelli (15) 99794-0574 – giovana.antonelli@fleishman.com.br
Lucas Nascimento (11) 98186-6735 – lucas.nascimento@fleishman.com.br