Instagram estuda esconder a contagem de curtidas das publicações na rede social, diz site

POR: Luciana Tavares

Será que a guerra por mais curtidas está com os dias contados? De acordo com site Fast Company, sim! Em imagens da tela de seu celular, a pesquisadora Jan Manchun Wong mostrou que o Instagram está estudando modificar as publicações do feed para que as pessoas não consigam ver quantas curtidas uma foto recebeu. Como alternativa, seria mostrado apenas se a foto foi curtida por alguém que você conhece, “e outros”.

“Queremos que os seus seguidores prestem atenção no que você compartilha, não em quantas curtidas a sua publicação recebeu”, o Instagram explica em uma mensagem dentro do aplicativo, falando sobre a modificação. E acrescenta: “Durante este teste, apenas a pessoa que compartilhou a postagem verá o total de curtidas que recebeu”. 

Segundo o Fast Company, a mudança parece ser baseada na preocupação crescente da contagem de curtidas estar ligada negativamente à saúde mental. Às vezes, a aflição por “likes” pode levar os usuários a situações perigosas. Em 2016, o co-fundador do Instagram, Kevin Systrom, disse ao TechCrunch que o Instagram Stories foi desenvolvido para os usuários escaparem do estresse pelo número de curtidas. Ao site, a companhia também disse recentemente que o ajuste na contagem de “likes” é um teste interno e ainda não está aberto ao público.

Em uma nota, um representante do Instagram afirmou que a atualização não está sendo testada “no momento”, mas que “explorar modos de reduzir a pressão no Instagram, é algo que nós sempre estamos pensando”. 

Os testes no Instagram acontecem um mês após o Twitter indicar que uma modificação no design da rede social é uma possibilidade no futuro. Nesta atualização, seria mais difícil ver o número de retuítes de uma mensagem. De acordo com o fundador do Twitter, Jack Dorsey, esta é uma tentativa de diminuir a “mentalidade de rebanho”, na busca da plataforma para se tornar menos “abusiva”.

Quem ganha com isso?

Pequenos influenciadores podem acabar sendo beneficiados pela novidade, considerando que marcas interessadas em aparecer em seus perfis podem acabar ficando mais interessadas pelo público atingido e pelo conteúdo, jogando o número de likes para escanteio. Essa é apenas uma possibilidade, naturalmente, e talvez o contrário também possa acontecer.

Seja como for, o que você acha dessa mudança? É interessante ter essas contagem escondida do público enquanto apenas o dono da publicação vê essas informações? Deixe a sua opinião sobre o assunto na seção de comentários.

FONTE: TECHCRUNCH | TWITTER | Hugo Gloss

Deixe uma resposta

CAPTCHA