Fintech Antecipa Fácil auxilia empresas a manterem capital de giro

Plataforma desenvolvida pela startup ajuda na antecipação de recebíveis por meio de leilão digital e dá acesso facilitado para empresas terem crédito

 O crescimento e a sobrevivência de uma empresa depende diretamente da sua capacidade de gestão do seu capital de giro. Em muitos casos, precisam recorrer a financiamentos para honrar seus compromissos como despesas de manutenção, suprimentos para produção e salários de funcionários.  Uma das alternativas para equilibrar o fluxo de caixa é através da antecipação de recebíveis. Porém, em muitos casos, pequenos e médios empresários encontram grandes dificuldades neste processo, como o corte da linha de crédito do banco e algum apontamento restritivo nos cadastros de proteção ao crédito. Pensando nesses entraves, o empreendedor Elber Laranja e o estatístico e analista Thiago Chiliatto juntaram suas visões de mercado e fundaram em julho de 2016 a Antecipa Fácil,  fintech que facilita o acesso ao crédito às empresas desassistidas pelos bancos.

 A experiência do Thiago Chiliato, em mais de 15 anos no sistema bancário, e a visão de Elber Laranja, empreendedor e consultor financeiro, se complementaram para a concepção de um modelo de antecipação de recebíveis. Eles se conheceram em uma reunião de negócios e viram que ambos tinham visões econômicas que poderiam aplicar no mercado de fomento. “Conversando com o Thiago, que possui uma ampla visão do mercado financeiro, percebemos uma grande demanda de pequenas e médias empresas com a necessidade da antecipação de recebíveis. Depois de três meses, tínhamos desenhado o modelo de negócio da Antecipa Fácil”, conta Elber Laranja.  

O início da operação ocorreu em janeiro de 2018, e em 11 meses a fintech movimentou mais de R$ 5 milhões na plataforma. O sistema é baseado no conceito de leilão digital de recebíveis, ou seja, pequenas e médias empresas que precisam manter seu capital de giro disponibilizam suas notas fiscais com os valores que iriam receber no futuro e, após passarem por uma validação da plataforma, estas notas são colocadas em leilão. “Com isso, facilitamos o contato entre cedente e financiador, ou seja, entre a companhia que emitiu uma nota e precisa antecipá-la e a empresa financiadora que está disposta a dar um lance,não importando onde elas estejam”, enfatiza Thiago Chiliatto.

Um grande diferencial da plataforma está na possibilidade de antecipar o recebível com depósito em conta corrente, sem a necessidade de emitir um boleto. “Fechamos uma parceria com o Banco Arbi para fazer algo inédito no mercado financeiro do Brasil. Criamos uma conta exclusiva para pequenas e médias empresas receberem dos seus clientes e também poder antecipar os seus recebíveis com tranquilidade, tudo com a gestão da Antecipa Fácil”, explica Thiago.

Elber detalha que a Antecipa Fácil amplia o leque de possibilidades para a empresas acessarem capital de giro para honrarem seus compromissos e financiarem seus crescimentos, sem dependerem dos grandes bancos. “Muitas empresas produzem, tem um belíssimo potencial para crescer, mas os bancos não reconhecem isso. A Antecipa Fácil reconhece a competência dessas empresas e dá oportunidade delas adquirirem crédito de uma forma diferenciada e sem a burocracia tradicional dos bancos”

Startup é destaque do programa InovAtiva Brasil

Em pouco mais de dois anos de fundação e oito meses de operação, a Antecipa Fácil foi considerada uma das 12 melhores startups do Brasil do programa de aceleração InovAtiva, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e SEBRAE. Participaram do programa 1200 startups de todo o país.

 

Deixe uma resposta

CAPTCHA