Estilistas do line-up do SPFW assinam camisetas do Sou de Algodão

Ação faz parte da comemoração dos três anos do movimento criado para incentivar o uso da fibra natural na moda 

POR: Rovella & Schultz Boutique Press

Angela Brito, Isaac Silva, João Pimenta e Reinaldo Lourenço. Esses são os estilistas convidados pelo Sou de Algodão para estampar as 1.095 camisetas comemorativas que celebram os três anos do movimento criado para incentivar o uso desta fibra natural no dia-a-dia dos brasileiros. Cada camiseta representa um dia dos três anos de trajetória da iniciativa que tem como propósito ser responsável sem sair de moda, já que o Brasil tem um programa que assegura  a sustentabilidade do algodão que produz, o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), um benchmark de outra iniciativa reconhecida internacionalmente, a Better Cotton Iniciative (BCI), presente em 21 países.

Cada estilista parceiro criou um desenho exclusivo inspirado na flor de algodão, também conhecida como capulhos, para estampar as camisetas da coleção de aniversário do movimento. Costuradas pelo projeto Estamparia Social, que trabalha na capacitação e inserção da população egressa do sistema prisional na indústria têxtil, as peças foram confeccionadas em fio 30 e impactam menos no meio ambiente se comparadas às produções convencionais. Isso acontece porque a fibra de algodão é naturalmente biodegradável, saudável e reciclável.

As camisetas foram estampadas pela T&C com impressora têxtil Epson SureColor F2100, projetada exclusivamente para impressão direta em tecidos de algodão. “Por meio do programa Epson Responsabilidade Social, apoiamos projetos que buscam promover o bem-estar das comunidades onde atuamos”, explica Fabio Tolosa, gerente de produtos da Epson, empresa apoiadora da ação #soudealgodao3anos. A edição limitada não estará à venda e será distribuída nos desfiles dos estilistas parceiros na 48ª edição do SPFW, e enviadas para formadores de opinião e jornalistas de moda.

Abrace este movimento! Informações adicionais pelo site www.soudealgodao.com.br e pelas redes sociais @soudealgodao.

Sobre o Sou de Algodão

É uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) para incentivar o uso do algodão por meio de conscientização sobre os seus benefícios à saúde e ao bem-estar, fortalecer a cadeia produtiva em torno desta fibra natural e transformar a commodity em um produto com alto valor agregado. Atualmente, mais de 80% da produção de algodão do Brasil é certificada pelo programa ABR (Algodão Brasileiro Responsável), que assegura a sustentabilidade do algodão, e 70% é licenciada BCI (Better Cotton Initiative), iniciativa presente em mais de 21 países. Esses números fazem do país o campeão mundial de fibra comprovadamente sustentável. Isso significa que a sua produção como atividade econômica levou em consideração parâmetros corretos tanto do ponto de vista ambiental e social quanto econômico.

 

Sobre a Estamparia Social

Empresa social que entende a necessidade de capacitação dos ex-detentos. Para isso, trabalha com a contratação da população egressa do sistema prisional, promovendo oficinas de profissionalização e capacitação para retorno ao mercado de trabalho. Até o momento, o projeto já conseguiu promover geração de renda para quase 10 pessoas. Conta com o apoio do Instituto Ação Pela Paz, da Porto Seguro, e é incubado pela FEA Social, empresa júnior da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

 

Sobre a Epson

A Epson é uma líder global de tecnologia dedicada a tornar-se indispensável para a sociedade ao conectar pessoas, coisas e informações com suas tecnologias originais, eficientes, compactas e de precisão. A empresa está focada em impulsionar inovações e exceder as expectativas dos clientes em jato de tinta, comunicações visuais, wearables e robótica. A Epson orgulha-se de suas contribuições para a realização de uma sociedade sustentável e seus esforços contínuos para cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Liderado pela Seiko Epson Corporation e sediado no Japão, o Grupo Epson gera em todo o mundo vendas anuais de mais de US$ 10 bilhões.