Está em casa? Confira filmes, livros e perfis para aprimorar seus investimentos

POR: Walter Poladian, CFP® *

A pandemia do coronavírus está provocando grandes transformações no mundo. Países e empresas adotam medidas para evitar o contágio e a disseminação do vírus. A recomendação atualmente é ficar em casa, evitar aglomerações e se isolar.

A preocupação é válida e esse período pode ser útil às pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, com o objetivo de investir melhor e aproveitar as oportunidades que podem aparecer na crise. Para isso, confira uma lista com três filmes, livros e perfis para acompanhar durante o isolamento:

Três filmes para conhecer o mercado financeiro

Wall Street – Poder e Cobiça (1987)um dos maiores clássicos quando o assunto é mercado financeiro, o filme deu o Oscar de Melhor Ator a Michael Douglas pelo papel de Gordon Gekko, um executivo bilionário. Dirigido por Oliver Stone, a obra retrata o lado oculto do investimento em ações, focado na ganância e na especulação como forma de enriquecimento.

Wall Street - Poder e Cobiça na Apple TV

Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011) – No estágio inicial da crise financeira de 2008, um analista de um grande banco de investimentos de Wall Street, descobre informações que podem gerar um colapso no mercado financeiro. Nas horas seguintes, executivos do banco conversam sobre decisões que podem afetar não só as carreiras de seus colegas e a solidez da instituição, mas também de todo mercado.

Margin Call – O Dia Antes do Fim filme - assistir

A Grande Aposta (2015) – Em 2008, o gestor de um fundo de Wall Street percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado, investindo mais de um bilhão de dólares. Sua aposta atrai a atenção do executivo de um banco de investimentos que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna durante o colapso econômico americano.

Morgan Stanley: 'A grande aposta' prejudicou o crédito de risco ...

Três livros para aprofundar seus conhecimentos em finanças

Princípios (2017) – escrito por Ray Dalio, fundador da Bridgewater, o maior hedge fund do mundo, o livro apresenta as técnicas utilizadas pelo autor, testadas e experimentadas ao longo de sua carreira. A proposta é fornecer uma base para a tomada de decisão, permitindo que as pessoas alcancem seus objetivos.

Princípios - Livros na Amazon Brasil- 9788551003428

Misbehaving (2015) – a obra é de Richard Thaler, Nobel de Economia em 2017 e um dos precursores da Economia Comportamental, isto é, da análise psicológica para a tomada de decisão do investidor. O livro traz a história desse conceito, desde sua formulação até os dias atuais, mostrando exemplos práticos de como influencia nosso dia a dia.

Misbehaving: A Construção Da Economia Comportamental ...

O Jeito Warren Buffett de Investir (1994) – clássico para investidores iniciantes e experientes, o livro escrito por Richard Hagstrom traz dicas, técnicas e métodos desenvolvidos por Warren Buffet, considerado um dos maiores investidores de ações de todos os tempos e uma das pessoas mais ricas de todo o mundo.

O Jeito de Warren Buffett de Investir - 9788502067646 - Livros na ...

Três perfis em redes sociais para ficar conectado ao mercado financeiro

Henrique Bredda (Twitter @hbredda) – cofundador e gestor de fundos de ações da gestora Alaska Asset Management. Em seu perfil no Twitter, Henrique Bredda traz análises e estudos sobre o mercado de ações, além de compartilhar informações sobre o mercado.

Luciana Seabra (Twitter @luciana_seabra) – CEO e sócia-fundadora da casa de análise Spiti, Luciana Seabra é especialista em fundos de investimento e aborda o tema em seu perfil no Twitter, utilizando o didatismo e a preocupação com a informação financeira para opinar, dar dicas e informar.

Ana Laura Magalhães (Instagram @explicaana) – sócia e especialista de investimentos na XP, Ana Laura Magalhães é considerada a “digital influencer” do mercado financeiro nacional. Por meio de seu perfil no Instagram, ela dá orientações, entrevista gestores e publica informações relevantes ao público interessado em investir melhor.

*Walter Poladian é planejador financeiro e cofundador do Fliper, plataforma de consolidação de investimentos – fliper@nbpress.com

Sobre o Fliper

Fliper é uma plataforma que consolida investimentos de bancos e corretoras de forma automática. Possui um aplicativo para investidores e uma plataforma Web para assessores de investimentos. Foi lançado em outubro de 2018 e hoje conta com mais de 60 mil usuários e R$ 7 bilhões de investimentos mapeados. Está disponível para os sistemas iOS e Android com download gratuito.

Fonte: NB Press Comunicação