Especialista dá dicas de como manter os fios hidratados no verão

A hairstylist Eliane Pavini explica o que se pode fazer para melhorar a qualidade dos cabelos neste período quente do ano. A hidratação e o protetor solar de cabelo já estão na lista

POR: Verbo Nostro Comunicação Planejada

O verão já chegou e com ele sempre vêm acompanhados a piscina, o mar e toda a irradiação do sol. Cada um desses elementos, que fazem muito bem para a mente, podem acabar danificando bastante os cabelos. A hairstylist Eliane Pavini, proprietária do salão de beleza Shampoo Eliane e Rafael Pavini de Ribeirão Preto, dá orientações sobre como diminuir esses danos e manter os fios mais hidratados.

Uma das indicações da especialista é o protetor solar para os cabelos. Para Eliane, o uso deste produto é fundamental para um melhor cuidado com os fios: “Não é indicado aproveitar o sol sem protetor solar de cabelo (e hoje em dia há várias marcas no mercado). Ele protege e ainda trata os fios”, recomenda. Ao entrar e sair da piscina ou do mar deve-se sempre reaplicar o produto.

Além dessa dica, Eliane também conta que é importante fazer hidratações no cabelo – no salão de beleza ou em casa. “Hidratação é sempre o segredo para manter o cabelo bonito. O ideal é fazer no salão de beleza, mas é possível aplicar uma hidratação adequada usando bons produtos em casa”, explica. A hairstylist ainda dá um alerta: o melhor neste caso é perguntar para um profissional qual o tipo de produto para o seu tipo de cabelo.

O verão é, afinal, uma época em que o cabelo fica mais ressecado por causa da exposição ao sol. Para reverter esse efeito, deve-se também tomar cuidado com as chapinhas e os secadores – eles podem ser usados com moderação, para que os fios tenham um descanso. Outro cuidado é importante: o cabelo deve ser lavado todos os dias, porque o suor acaba piorando o visual dos fios.

Eliane também tem uma boa notícia para quem tem cabelos coloridos ou com reflexos: os cuidados não devem ser tão diferentes de quem mantém os fios naturais. “Considerando que o cloro faz muito mal para todos os tipos de cabelo, qualquer pessoa deve sempre passar o protetor antes de entrar na água e passar um produto pós-piscina”, explica. Com o mar, os cuidados não são diferentes: na verdade, a piscina pode ser até mais prejudicial por causa do cloro.

Para levar adiante cada um desses cuidados, Eliane reforça que é importante conhecer mais o próprio cabelo e seguir orientações de um profissional experiente. De resto, é só curtir esse verão quente do Brasil.

Sobre Eliane Pavini – É proprietária do Shampoo Eliane e Rafael Pavini e tem mais de 35 anos de profissão, com formação nas maiores academias do mundo, entre elas, Pivo Point, Saco e Llongueras. É técnica homologada da marca de produtos para cabelos profissionais Keune. Faz parte da coordenação no Brasil da Intercoiffure Mondial – Associação Internacional de Mestres Cabeleireiros (entidade que qualifica profissionais como os melhores do mundo). Já participou de vários eventos entre eles o Trend Conception, a Exposição fotográfica “Dancefloor Feelings”, realizada pela Intercoiffure, em Campinas e Ribeirão Preto; Hair Brasil, além de feiras internacionais na França, Alemanha, Bélgica, Argentina, Holanda e Itália. É também embaixadora no Brasil do projeto social internacional Education For Life, mantido pela Intercoiffure Mondial.

O Shampoo Eliane e Rafael Pavini fica na Rua Floriano Peixoto, 1471, no Boulevard, em Ribeirão Preto (SP). Telefone (16) 3610-7157.