Especialista aponta benefícios em trabalhar com contadores e contabilidades

Fabio Barretta, CEO da Coan Contabilidade, conta que contratar um contador pode ajudar a reduzir custos e manter a empresa organizada mesmo em tempos de crise

POR: Carolina Lara

É possível ver que todo o mundo financeiro foi afetado pela pandemia e, mais do que nunca, é fundamental entender as finanças dos negócios para que eles sejam menos impactados, principalmente quando esse período acabar e a economia voltar a aquecer.  Para isso, é importante ter profissionais capacitados para realizar procedimentos que podem ser mais complexos em operações de empresas e é nessa parte que entram as contabilidades.

Segundo Fabio Barretta, CEO da Coan Contabilidade e Consultoria, contar com um profissional especializado para auxiliar com os processos financeiros pode ser muito mais eficiente para as finanças das empresas do que o próprio proprietário e socio   tentar solucionar sozinho os problemas de  fluxo de caixa decorrente das despesas e taxas que as empresa vem tendo que arcar sem a realização das vendas, é preciso ter o auxílio de um contador consultor.

Hoje em dia além da contabilidade dar suporte para o empresário nas mudanças das legislações tributárias e trabalhistas, medidas do governo e na elaboração de relatórios contábeis, o papel da contabilidade e do contador consultor é muito importante no auxílio ao empresário para tomadas de decisões assertivas no dia a dia das empresas”, relata.

“A contabilidade feita em tempo real e em dia, que espelha a realidade da empresa, é uma excelente ferramenta de gestão para qualquer negócio. Esse fator pode ser crucial para o momento em que as empresas voltem a operar a todo o vapor, isso porque uma boa gestão melhora os resultados também”, conta o especialista.

Uma das principais responsabilidades desses profissionais é fazer com que os custos com impostos e tarifas da empresa sejam reduzidos, alertando os responsáveis quando alguma carga tributária é superior ao que deveria ser, ou mesmo nas declarações de imposto de renda, que podem ser realizadas com suporte e voltados para esse objetivo. “Atualmente os contadores já são capazes de auxiliar empresas e empresários a fazer a recuperação dos impostos pagos em anos anteriores, como a restituição do Simples Nacional e compensações de impostos”, conclui Fábio.

*Fábio Barretta é diretor executivo desde 2018 da COAN- consultoria contábil. É bacharel em ciências contábeis desde 2005 pela PUC/SP.  Também possui especialização em planejamento tributário pela FECAP/SP em 2010. Atua na área contábil desde 1997, onde ingressou na COAN CONTABIL passando pelas áreas contábil, fiscal e legal, acumulando vasta experiência em assessoria contábil. Fábio é sócio diretor desde 2010, período em que marcou o ingresso da COAN CONTABIL nos programas de qualidade e certificação ISO9001.

Para saber mais, visite o site https://coancontabil.com.br/, mande e-mail para fabio@coancontabil.com.br ou acesse o perfill no instagram @coan_contabil e pelo facebook CoanContabilidade