Escolas se adaptam a métodos digitais para dar continuidade ao período letivo

POR: Trevo Comunicativa 

Diante do anúncio do Secretário Estadual da Educação, Pedro Fernandes, sobre o fechamento das escolas pela previsão de mais 90 dias, as instituições estão tendo que se adaptar para que os alunos continuem o período letivo mesmo estando em casa. Sendo assim, o CEAT – Centro Educacional Anísio Teixeira e o Eleva Educação tomaram algumas medidas para facilitar o acesso dos alunos ao material e às aulas online.

Com reuniões periódicas entre coordenadores educacionais, o CEAT tem preparado materiais constantemente e enviado aos pais. Mesmo sem avaliação das atividades, a escola mantém o contato com os estudantes e seus familiares, a fim de garantir a interação e aprendizado constante. São enviados textos para leitura, exercícios e outras atividades para os estudantes, respeitando suas capacidades em cada nível, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Estes retornam por ambiente virtual com dúvidas e exercícios realizados.

Na Quarentena Literária, atividade criada para exercícios online, as crianças recebem orientação de criar cartazes com a ajuda da família. Na primeira semana, elas criaram desenhos e versos de músicas para enumerar cuidados com objetos e partes do corpo a serem desinfectados durante a crise do Covid-19.

A coordenadora contou que uma das atividades de sucesso na primeira semana após afastamento presencial da escola foi do aluno Leonel, da Educação Infantil, que fez com sua mãe o bolo para o aniversário da avó, após envio do passo a passo por uma das professoras. “Estamos tendo uma resposta incrível dos pais, todos estão agradecendo”, revela a Yvana, que é responsável pela edição em vídeo dos materiais enviados pelos professores.

Já a equipe pedagógica do Eleva Educação elaborou cronogramas para cada série, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular, com conteúdo e atividades a serem distribuídos por canais digitais. A ideia é reforçar que o período de isolamento não representa férias e manter ativa a rotina de aprendizado e construção de conhecimento nesse momento.

Para os alunos da Educação Infantil até a 2ª série do Ensino Médio, foram enviados calendários semanais com atividades a serem realizadas todos os dias. A lista de afazeres inclui videoaulas, indicação de exercícios, atividades lúdicas e dicas de livros e filmes que dialogam com os conteúdos estudados, além de suporte remoto oferecido aos alunos.

Já os estudantes da 3ª série do EM e do Pré-Vestibular, que estão num ano decisivo para suas vidas, também estão recebendo apoio receberão apoio. O Eleva Educação, através da plataforma Eleva Educação, elaborou videoaulas adicionais que cobrirão a ementa planejada para o período de reclusão. Os vídeos começaram a ser liberados no último dia 17. Para os alunos do curso preparatório Militar, por sua vez, estão disponíveis conteúdos direcionados aos concursos da área.