Enquanto os cães ladram caravana de Anitta segue fazendo sucesso na música e no mundo empresarial

Pois é, meus queridos leitores! Enquanto os cães ladram a caravana da Anitta segue fazendo sucesso na música e também no mundo empresarial. A cantora sabe como ninguém, lidar com os haters em suas redes sociais e com a língua afiada de alguns jornalistas que gostam de repercutir apenas as polêmicas envolvendo a artista.

O lado cantora de Anitta todo mundo conhece, mas e a Larissa de Macedo Machado, você sabe quem é? Fora dos palcos musicais Anitta é também um grande exemplo de empreendedorismo.

A carioca, que com muita determinação e planejamento saiu de Honório Gurgel, zona norte do Rio, para os maiores palcos do Brasil, tem controle sobre cada passo de sua carreira como artista, fecha seus próprios negócios e não lidera apenas as paradas musicais.

 Hoje com 27 anos a cantora sabe que um artista pode simplesmente ser exatamente isso – um artista -, ou seja, fazer a sua arte, sua música, e deixar a parte dos negócios para uma outra pessoa, alguém em quem confie. Mas Anitta não é assim. Ela até foi empresariada por um tempo, mas decidiu abrir mão desse formato por não ter encontrado alguém que tivesse um ponto de vista compatível com o seu na forma de trabalhar.

Assim, fundou uma empresa com o irmão Renan Machado, a Rodamoinho Produtora. Desde então, é sua própria empresária – e foi justamente isso que fez com que crescesse de diversas formas.

Seu primeiro álbum, homônimo, foi lançado em 2013, mas, antes disso, a jovem cantora invadiu as rádios brasileiras com o hit “Show das Poderosas”. Hoje, quatro discos depois, Anitta tem a fama consolidada no Brasil, com grandes prêmios da música nacional, e se arrisca no cenário internacional.

O projeto “CheckMate” é um de seus trabalhos mais aclamados e que mais lhe rendeu visibilidade lá fora. Ela canta em português, inglês e espanhol. Tem pop, funk, reggaeton. Poo Bear, Alesso, J. Balvin, DJ Yuri Martins, MC Zaac, Maejor e Tropkillaz foram parceiros nas músicas, maneira que a artista encontrou de oferecer o que eles não têm lá e de oferecer o que não temos aqui.

Para crescer nos negócios, Anitta precisou conhecer seu público – quem a seguia e aumentava seus números. Aprender a se comunicar de maneira geral para passar sua mensagem para os diferentes tipos de audiência era uma necessidade. “Não falo apenas com um nicho, com um público que gosta de um trabalho específico meu. Acabo me comunicando com todo mundo, gente que foi atrás de mim pelas minhas palestras, pelos meus vídeos rebolando ou porque cantei com Caetano Veloso”, revelou a cantora em entrevista a Revista Forbs

No Brasil, Anitta acredita que os maiores desafios para empreender, nos dias de hoje, são financeiros e burocráticos. Conseguir realizar tudo dentro da legalidade, mas ainda gerando lucro, é um desafio. “É muito difícil porque o Brasil é um país muito complicado, legislativamente falando. Parece um teste para ver se você realmente quer fazer aquilo”, comentou.

Na entrevista à revista Forbes ano passado, Anitta revelou algumas dicas de empreendedorismo:

Saber dividir os momentos: Entre os trabalhos como cantora e como empresária.

Não confiar completamente nas redes sociais: Para ela as redes sociais não devem servir como um medidor de sucesso ou uma forma de conhecer seu público.

Encontre sua própria forma: Ou seja, encontrar sua própria essência, sem precisar buscar no outro.

Crie suas próprias portas: Anitta criou seu nome, escreveu suas músicas, conquistou um público, sempre com o objetivo de inovar e ser diferente do que o mercado já conhecia. Hoje, seu nome é conhecido no Brasil e ela expande sua carreira no exterior.

Siga a sua intuição: Para ela o  segredo para inovar nos negócios é pesquisar seu público e refletir sobre o que ele gostaria.

Transforme os aspectos negativos em positivos: Para Anitta, muitos acontecimentos negativos, no fim, podem se tornar cases positivos e de sucesso se você souber trabalhar com eles.

Aprenda com os erros: A carreira de Anitta foi gerenciada por terceiros durante um período. No entanto, a abertura da Rodamoinho Produtora com o irmão, em 2014, representou um choque e, ao mesmo tempo, um marco em sua trajetória.

Escute os outros mas não deixe sua linha de pensamento de lado: A cantora gosta de ter essa diversidade em seu time, mas também sabe que o segredo para que isso dê certo é sempre manter a sua linha de raciocínio como a base para processar os conselhos e opiniões.

Enxergue a longo prazo: Anitta acredita que o que define um líder é a capacidade de ver o que está adiante.

Tenha um aliado: A intuição de Anitta a fez assumir riscos, contudo, sempre com muito planejamento. Seu irmão, que é sócio e produtor artístico, é seu aliado para a tomada de decisões.

Recentemente Anitta esteve no programa ‘Conversa com Bial’ da Rede Globo e falou um pouco sobre o namoro com o apresentador Gui Araújo, sobre seu programa no MultiShow e lamentou que por conta da pandemia não irá se apresentar esse ano no californiano Coachella, um dos maiores festivais do planeta, ” Foi uma semana em que chorei muito de ver tanta coisa legal passar por mim”, desabafou.

Anitta também comentou sobre sua atuação política nas redes sociais e o quanto tem aprendido com sua amiga Gabriela Prioli, em lives semanais nas redes sociais. Ao ser perguntada sobre a pressão que tem feito em alguns dos deputados federais nas últimas semanas ela rebateu: “Não tenho medo de nada”. afirmou.

*Por Jairo Rodrigues

Fonte: Revista Forbes/2019