Em tempos de reclusão devido a Covid-19, os pais precisam de criatividade para manter as crianças ocupadas

POR: Tuddo Comunicação

Em tempos de reclusão devido a Covid-19, os pais precisam de criatividade para manter as crianças ocupadas Nesse momento todas a dicas são bem vindas O novo coronavírus (covid -19) chegou ao Brasil e tudo se modificou, a rotina da população inclusive a das crianças foi alterada. O momento é de reclusão social, que pede serenidade e tranquilidade para todos e no espaço doméstico não é diferente, as crianças, que com toda a energia que possuem precisam de atividades que promovam a criatividade, o aprendizado e ao mesmo as mantenham ocupadas e alegres dentro de casa.

Todos devem ficar dentro de casa, e ai vem aquela pergunta: Como faremos para lidar com as crianças confinadas dentro de casa com esse cenário?

Para coordenadora do curso de pedagogia da FAM (Centro Universitário das Américas) Silvia Bianchi, o momento é para reflexão de todos, momento em família, de dar e receber, momento solidariedade.

A pedagoga dá dicas aos pais, com o objetivo de ajudá-los a manter suas crianças ocupadas.

São brincadeiras de todos os tipos, alegres e fáceis de desenvolver em espaços pequenos:

– Brincar de cabana: basta ter um lençol, cadeiras e um abajur com lâmpada, isso ocupará uma boa parte da tarde, junto com uma pipoca então… é só alegria. (faixa etária de 2 a 10 anos), ideal acompanhamento de 1 adulto para crianças com menos de 5 anos.

– Brincadeiras com sombras: nesse caso pode ser utilizado as mãos, colheres, panelas, copos plásticos, objetos da casa, abajur com lâmpada também fará parte da brincadeira. Cria-se histórias e personagens que levam as crianças ao mundo da imaginação. (Qualquer faixa etária, já que até os adultos brincam).

– Caça ao tesouro: pode-se esconder em algum espaço dentro ou fora de casa, algo interessante como um objeto, um pacote de biscoito ou qualquer brinquedo. Durante a brincadeira, colocar pistas em vários lugares que levarão ao local do tesouro. (Crianças maiores de 4 anos até 12).

– Brincando com balões: basta comprar pequenos balões, encher com água e jogar a criança para que não o deixe cair, se cair estoura.

(Crianças de todas as idades) ideal brincar em casa com quintal.

– Pinturas e desenhos: as crianças amam atividades de desenho e pintura, embora não se dediquem muito tempo a esse tipo de atividade, pode ser muito interessante para variar e acalmar após o lanche da tarde. (Qualquer faixa etária)

– Elaboração de máscaras e contação de histórias: com caixas de papelão, pode-se criar máscaras incríveis, basta criatividade ou um modelo para recorte, coelhos, cachorros e outros animais e personagens podem ser criados, pintados com tinta guache deixando a imaginação fluir. (Crianças entre 3 a 8 anos, sendo as menores com a ajuda de 1 adulto).