Como o Follow-Up automatizado pode melhorar as suas importações

POR: Helmuth Hofstatter

A clareza da comunicação entre importador e despachante é de extrema importância para o sucesso das operações no Comércio Exterior. Para alinhar a troca de informações entre os envolvidos na cadeia logística, um processo como o follow-up digital é um excelente aliado na transparência das relações.

A coleta de informações referentes a um embarque de importação, a exemplo das datas de registro, chegada, atração, liberação, transbordo, que são alguns dos itens presentes no follow up. Este acompanhamento pode ser realizado de forma digital em um software para comércio exterior.

A popularização do uso do follow up, além de otimizar 30% do tempo da equipe operacional como mostram dados analisados  pelas ferramentas da LogComex, elimina a dependência de terceiros na obtenção de informações, que acontecem de forma automatizada.

Veja de que outras formas o follow up pode aprimorar o seu processo de importação:

Monitoramento automatizado

Realizar o acompanhamento dos seus embarques de importação pode ser simples e rápido, obtendo acesso em primeira mão a data dos embarques e suas previsões, deferimento da L.I, além do próprio registro da L.I. O follow up digital coloca um fim nas informações desatualizadas e auxilia a diminuir e até mesmo zerar os deadlines atrasados.

Personalização das informações

Além de acompanhar todos os eventos que ocorreram em seu embarque de importação, o follow up digital permite realizar a customização dos dados apresentados. Desta forma, é possível estar atualizado de forma rápida e prática, com as informações mais pertinentes e por embarque.

Melhora no relacionamento com fornecedores

O follow up digital é uma ferramenta que contribui para o relacionamento para com os fornecedores, uma vez que gera transparência entre as partes. O relatório permite ser notificado sobre novidades no processo, além de obter informações personalizadas das atividades em andamento.

O Tracking de Automação oferecido pela LogComex permite integrar todos os dados de provedores logísticos online para acesso de forma simples e rápida. Entre os benefícios do software está o monitoramento de embarques ponta a ponta, desde a origem até a liberação para o carregamento e acesso imediato a prazos e datas, de maneira que  possibilita o acompanhamento da carga e reduz a dependência de terceiros, otimizando todo o processo aduaneiro.

Sobre a LogComex
A Plataforma LogComex traz ao mercado maior transparência e automatização das operações de logística internacional, transformando a maneira como as empresas enxergam o mercado. Através de uma tecnologia desenvolvida a plataforma coleta e processa milhares de dados para gerar uma visão panorâmica, indicando previsibilidade e transparência para toda cadeia logística. São realizadas a automação e integração entre os fornecedores, garantindo transparência e eficiência. O programa tem como base as operações que ocorrem no Brasil, Argentina,Uruguai, Paraguai, EUA, a plataforma ainda é dividida em três módulos: Tracking Real Time, RPA Automação/Integração e Big Data Analitycs. Para saber mais, acesse – http://www.logcomex.com/

Sobre Helmuth Hofstatter
Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.

Fonte: Carolina Lara