Como a Inovação pode alavancar os negócios?

POR: JS Press

Talvez um dos grandes pensadores Steven Paul Jobs, ele mencionou em um dos seus livros, “A arte da Inovação” que não acredita em pesquisa de mercado, quando lançou o modelo do celular que trouxe sua empresa a Apple, da recessão ao topo as pesquisas apontavam para um celular pequeno, fino, e que tinha a “tela azul”ele lançou um celular que tinha e-mail, navegador de internet e apps o que revolucionou o mercado e apontou para o FUTURO do mercado o surgimento dos “SMARTS FONES”.

Inovação – nada mais é que o resultado de uma AÇÃO que torna algo em NOVO, gerando VALOR para algum público específico. Muitos pensam que inovar é fazer algo totalmente novo, que nunca tenha existido, esse tipo de pensamento limita às descobertas e grandes invenções, que são normalmente feitas por melhorar algo que já existe.

Nos negocios não pode ser diferente, criar uma maneira diferente, um atendimento mais personalizado, gera valor e esse valor vai muito além de algo que já existe, troca-se um simples corte de cabelo com uma “experiência”  é o ambiente e tudo facilita para que aquilo se torne exclusivo, exemplos os cabeleireiros temáticos a crianças, ou barbearias “retrôæ que aparecem por ai.

A tecnologia chega forte para facilitar, alavancar e principalmente divulgar a inovação dentro da minha área medica -odontologica , as radiografias são substituídas por tomografias 3D-, hoje é possível apenas escanear os dentes ao invés de manipular uma massa e colocar na boca para moldar, os espelhos clínicos são substituídos por câmeras intra-orais.

Portanto, inovação tem a ver com geração de valor por meio de uma nova ação (que pode ser produto, processo, modelo de negócios, etc.) e não com o ineditismo absoluto. Assim, qualquer pessoa ou empresa, por menor que seja, tem o potencial de inovar sempre.

Mais sobre o profissional:

DR GIANCARLO ZANOLI TRENTIM –  CROSP 99872

Cirurgião Dentista formado pela USP – FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA USP

PÓS Graduado em Implantodontia – ABO – Associação Brasileira de Odontologia

PÓS Graduado em Cirurgia ORAL Menor – FUNDECTO – FOUSP

PÓS Graduado em Odontologia Estética – ADA (American Dental Association)

Membro da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas