Carros de 7 lugares têm espaço no mercado brasileiro?

A KBB Brasil realizou um levantamento apresentando a busca dos consumidores brasileiros pelos carros de 7 lugares, além de comparar sua taxa de desvalorização com seus semelhantes de 5 lugares

POR: XCOM Agência de Comunicação KBB – Kelley Blue Book

São Paulo, maio de 2019 – Famílias grandes geralmente têm dificuldade de planejar uma viagem de carro. Com apenas 5 lugares em modelos comuns, é sempre difícil acomodar todas as bagagens e pessoas que fazem parte do grupo. Para isso, o mercado automotivo passou a disponibilizar opções de 7 assentos, que passaram a ser preferência de quem dividia, apertado, um espaço na excursão com os parentes.

Para ajudar os consumidores interessados em adquirir um veículo de 7 lugares, a KBB Brasil, referência em precificação de carros novos e usados, analisou o comportamento de mais de um milhão de visitantes únicos mensais e identificou que 1,46% das buscas realizadas no site são direcionadas a esse nicho. Vale ressaltar que os resultados são baseados nos modelos com 7 lugares de série, logo, os que possuem o assento opcional não foram considerados com destaque.

QUERIDINHO DOS BRASILEIROS

Entre marcas japonesas e norte-americanas, o TOP 5 veículos do segmento mais buscados pelos brasileiros – com opção de 7 lugares de fábrica – são o Mitsubishi Pajero, Chevrolet Spin, Chevrolet TrailBlazer, Toyota SW4 e o Dodge Journey, respectivamente.

O grande destaque de buscas é o Mitsubishi Pajero, que bateu o índice de 36,85% de interesse dos brasileiros, posicionando-se como preferido na categoria 7 lugares. Em seguida, o Chevrolet Spin apresenta menos da metade do interesse de busca do Pajero, com uma taxa de 16,99% de buscas no site. Na terceira posição, o Chevrolet TrailBlazer aparece com um share de 7,7% dentre os demais veículos com 7 lugares.

Para saber mais sobre o comportamento de busca do brasileiro por carros com 7 lugares, confira a tabela abaixo:

MARCA MODELO ÍNDICE DE PROCURA
Mitsubishi Pajero 36,85%
Chevrolet Spin 16,99%
Chevrolet TrailBlazer 7,77%
Toyota SW4 6,06%
Dodge Journey 4,36%
Mitsubishi Outlander 4,35%
Mitsubishi Pajero Dakar 3,55%
Hyundai Santa Fé 3,29%
Volkswagen Tiguan Allspace 3,17%
Land Rover Discovery 2,82%
Kia Sorento 2,44%
Volvo XC90 1,88%
Fiat Doblo 1,72%
Pegeout 5008 1,04%
Citroen Grand C4 Picasso 0,97%
Mercedes Classe GLS 0,91%
JAC T8 0,78%
Lifan X80 0,63%
Land River Discovery Sport 0,19%
Audi Q7 0,16%
JAC T80 0,08%

DESVALORIZAÇÃO

Nessa categoria da análise, a KBB Brasil comparou nove modelos/versões de veículos que possuem, necessariamente, versões com 5 e 7 lugares. Dessa maneira, é possível compreender qual versão apresenta maior ou menor taxa de desvalorização ao longo de sua existência.

Dos nove veículos utilizados no levantamento, 7 deles apresentam menor índice de desvalorização nas versões com 5 lugares. Isso significa que em 80% dos casos analisados é possível visualizar esse comportamento.

Os 20% restantes, os quais as versões com 7 lugares desvalorizam menos que as com 5, concentram-se em dois carros. O Toyota SW4 SRX 2.8, que ao longo de dos anos apresenta uma taxa de desvalorização de -5,06%, bateu 0,29% a menos do que sua versão de 5 lugares. As versões do SW4 também são as que menos perdem valor ao longo do tempo. Já o carro de 7 lugares Mitsubishi Pajero Full HPE 3.8 apresentou uma taxa de -11,29%, finalizando com 0,35% a menos de desvalorização quando comparado à versão com 5 lugares.

Diante dessas informações, é possível concluir que as opções de veículos de 7 lugares contam com um maior índice de desvalorização quando comparados aos seus semelhantes de 5 lugares ou, na melhor das hipóteses, conseguem manter um empate técnico.

Para saber mais sobre a desvalorização comparada de modelos entre 5 e 7 lugares, confira a tabela abaixo, com cada veículo ao lado de seu correspondente em termos de quantidade de lugares:

CARROS 7 LUGARES CARROS 5 LUGARES
Marca/Modelo Taxa de desvalorização Marca/Modelo Taxa de desvalorização
Mitsubishi Pajero 3.2 TD Full HPE Auto -7,62% Mitsubishi PAJERO FULL HPE 4X4 AT 3.2 TB-IC -7,60%
Mitsubishi Pajero 3.2 TD Full HPE Auto -10,92% Mitsubishi PAJERO FULL HPE 4WD 3.2 TB-IC AT -10,16%
Mitsubishi Pajero Dakar 3.2 DI-D HPE Auto 4WD -12,76% Mitsubishi Pajero Dakar PAJERO DAKAR 4X4 AT 3.2 TB-IC -8,05%
Mitsubishi Pajero 3.8 V6 Full HPE Auto 4WD -11,29% Mitsubishi Pajero PAJERO FULL HPE 4WD 3.8 V6 AT -11,64%
Hyunday Santa Fé 3.3L V6 GSL Auto 4×4 7L -11,83% Hyunday Santa Fé SANTA FÉ GLS 4WD AT 3.3 V6 -8,74%
Audi Q7 3.0 TFSI Ambition Tip. Quattro 17/17 -20,65% Audi Q7 Q7 AMBITION 3.0 V6 TDI-QUATTO TIP -11,06%
Toyota SW4 2.7 SR 7L Auto 17/17 4×2 -7,56% Toyota SW4 SR 4X2 2.7 16V 5LUG AT6 FLEX -5,31%
Toyota SW4 2.8 TDI SRX 7L Auto 4×4 -5,06% Toyota SW4 SR 4X4 2.8 TB 5LUG AT -5,35%
Fiat Doblo 1.8 Essence 7 Lugares 17/17 -15,46% Fiat DOBLO ESSENCE 1.8 16V FLEX 5L -10,48%

Para saber mais sobre precificações e impactos de uso no preço de revenda de um carro, acesse www.kbb.com.br e faça uma simulação do automóvel que você pensa em adquirir.

Sobre a Kelley Blue Book
Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB também tem operação em Portugal. Oficialmente no Brasil desde outubro de 2017, a Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.

Sobre Cox Automotive
A Cox Automotive, Inc. está transformando a forma como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções para consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva. A empresa global tem cerca de 34.000 membros na equipe, em mais de 200 escritórios em todo o mundo, que atendem mais de 40 mil clientes.

A Cox Automotive é uma subsidiária da Cox Enterprises Inc., uma companhia com sede em Atlanta cujas receitas ultrapassam US$ 20 bilhões. Para mais informações sobre a Cox Automotive, visite www.coxautoinc.com.

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