Aproveite os dias em casa e faça esse cordeiro patagônico com cerveja preta, típico de Bariloche

O prato é uma das atrações do Bariloche a La Carta, festival gastronômico tradicional da região

POR: MAPA 360

A cidade de Bariloche tem um calendário de eventos já tradicionais, como por exemplo, o festival gastronômico Bariloche a La Carta, que leva ao turista o melhor da culinária patagônica, pois se existe algo que Bariloche também é especialista, é uma boa comida. A culinária local é a base de carnes de Cordeiro e truta outros cortes defumados.

Para matar a saudade da culinária da região, ensinamos aqui a preparar a carne de cordeiro cozida lentamente na cerveja preta, uma receita criada pelo chef Pablo Quiven.

Essa receita, é parte de uma série de conteúdos disponíveis na página da campanha “Eu fico em casa” lançada pela cidade, para incentivar as pessoas a ficarem em casa nesse período de pandemia.

Ingredientes:

3 kg de carne de cordeiro ou outro tipo de carne vermelha

150 ml de azeite

3 kg de cebola

1 alho

4 cenouras

2 kg de batata

1 abóbora

1 maço de salsinha

500 g de cebolinha

500 ml de cerveja escura

6 linguiças defumadas

20 ml de fumaça líquida

-50 g de pasta de cordeiro defumado

-10 g de masala defumada

-Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Pique o alho, a cebola e a cebolinha e reserve. Corte a batata, a cenoura e a abóbora em cubos de 2 cm e reserve. Corte a carne de cordeiro em cubos de 2 cm. Corte as linguiças em rodelas de mais ou menos meio centímetro.

Aqueça uma panela ou caçarola (de ferro, de preferência), coloque o azeite e deixe aquecer. Coloque o alho, a cebola e a cebolinha picados. Quando eles ficarem dourados e caramelizados, acrescente o cordeiro, as cenouras e as linguiças com a pasta de cordeiro já amassada com o garfo.

Coloque a cerveja e deixe cozinhar por 1 hora e meia em fogo brando com a panela tampada.

Passado esse tempo, tempere com a masala e a fumaça líquida.

Por último, coloque os cubos de batata e abóbora, sal, pimenta e a salsinha picada.

Sobre o festival

Bariloche a La carta o maior evento gastronômico da Patagônia. Durante uma semana a cidade tem promoções na rede hoteleira, o Circuito Gastronômico conta com 20% de desconto em todos os restaurantes parceiros. Participam do evento cerca de 60 expositores, 80 estabelecimentos, 16 hotéis e 320 pratos assinados por chefs locais e renomados.  A feira gastronômica tem um espaço com 2.500 m2 com os melhores produtos da Patagônia Argentina. São vinhos, cervejas artesanais, produtos únicos da região e produtores do Vale do Rio Negro.

Sobre a campanha

A cidade se uniu à tendência internacional de incentivar os cidadãos do País a ficar em casa para combater o Coronavírus. Hoje, a #YoMeQuedoEnCasa, #VouFicarEmCasa, #StayHome é uma campanha global que estimula as pessoas a não saírem de casa para ajudar na contenção da propagação da doença do covid-19. Dessa forma, um dos destinos mais importantes da Argentina está alinhado na mobilização afim de cultivar a consciência dos cidadãos. A campanha leva uma programação extensa em um site especial para que o brasileiro viaje sem sair de casa.

Para mais informações de Bariloche:

barilocheturismo.gob.ar/br

Facebook @BarilochePatagoniaBR

Instagram @barilochear