A vídeo entrevista é uma tendência em tempos de covid 19

Descubra como se preparar adequadamente para essa e alcançar sucesso

POR: Toda Comunicação

É intrínseco à todos que nos últimos meses a sociedade precisou se reinventar da noite pro dia, o home office entrou como uma medida trabalhista emergencial e teve que ser acolhido pelas empresas, e mesmo que muitos funcionários e colaboradores tenham perdido as suas vagas no pico da crise, agora as corporações estão voltando a contratar pessoal.

Em vista disso, a vídeo entrevista virou uma tendência! E você, sabe como se preparar e gravar um vídeo para o processo de seleção?

Confira agora as dicas dá gestora de talentos, Cristiane Bernardes, presidente da Capital Humano Lapidando Talentos, para que você se prepare e consiga gravar uma excelente apresentação, garantindo a contratação.

  1. Gravar na horizontal: É importante que o vídeo seja gravado na horizontal para que o avaliador tenha uma visão ampla do candidato. Vídeos gravados na vertical, normalmente, cortam a imagem ou a distorcem.
  2. Não usar câmera no modo selfie: Quando a camêra está neste modo o vídeo acaba perdendo a qualidade ou ficando também distorcido, preferencialmente solicite para alguém gravar para você.
  3. Tire uma foto para ver se realmente está no enquadramento correto: O enquadramento perfeito é essencial, deve ser possível para o avaliador ver você, mas não seu quarto, sala, guarda-roupa, banheiro ou cozinha. Foque na sua imagem e analise como ela sairá no vídeo.
  4. Seja sucinto(a): Não fique enrolando, o vídeo deve apresentar seu currículo profissional e nada mais. Não conte histórias e não fique de falatório, ninguém gosta de assistir um vídeo que deveria ter três minutos e na verdade tem dez.
  5. Fale sorrindo de maneira leve: Não fique totalmente sério, isso pode dar a impressão de má vontade. Sorria de maneira natural e leve, demonstrando interesse, mas não euforia.
  6. Não Leia: Ler um papel mostra aos entrevistadores que você está despreparado e que não montou uma estratégia para se apresentar.
  7. Fale de seus resultados em seus três últimos empregos: Mesmo que você tenha tido uma carreira de anos, o entrevistador gostará de saber apenas dos três últimos trabalhos realizados, se ele se interessar, perguntará por mais.
  8. Não esqueça de fazer um roteiro antes: O roteiro será sua base para que consiga ser objetivo e claro, para que tudo seja apresentado de forma leve e não robotizada.
  9. Prepare à parte técnica: O áudio é extremamente importante, cuide para que não sejam ouvidos ruídos ou conversas paralelas.

Entenda, “Tudo é um conjunto que precisa ser analisado e preparado para que você obtenha sucesso na entrevista” explica a presidente.

É necessário estudar à empresa para que você entenda qual roupa utilizar de acordo com à vaga oferecida, encarre sempre que você está sendo avaliado e que deve ser portar de forma profissional.

Serviço: Capital Humano Lapidando Talentos
Cristiane Bernardes
Presidente, gestora de talentos e palestrante www.lapidandotalentos.com.br
Insta: @lapidandotalentosoficial
Face: Cristiane Bernardes