A importância da cooperação nas relações interpessoais

POR: Natália Mancio – Baskara 

A 4° revolução industrial, chamada revolução algorítmica, vem trazendo transformações em todos os níveis de atuação humana, alterando decisivamente a economia, as relações sociais e o impacto de nossas ações em todo o planeta, em diversos âmbitos da sociedade. Ela marca a convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Nessa nova era, a capacidade das pessoas em se relacionar, encarar desafios de uma maneira em grupo, colaborativa se faz presente.

Cooperar é agir de maneira conjunta para uma finalidade ou um objetivo em comum. Cooperação é, por definição básica, a relação entre pessoas. As competências comportamentais necessárias para ser bem-sucedido no local de trabalho, ao contrário das chamadas competências técnicas, são mais complexas de se mensurar, mas cada vez mais importantes. Empatia, flexibilidade, cooperação ganham cada vez mais força no mercado de trabalho.

Um estudo chamado “A crescente importância de habilidades sociais no mercado de trabalho” do pesquisador David Deming, professor de Políticas Públicas, Educação e Economia na Universidade Harvard, compilou dados do mercado de trabalho dos EUA entre 1980 e 2012, e apontou um aumento na oferta de empregos para funções que requerem alto grau de interação humana, como gerentes, professores, enfermeiros, médicos e advogados.

De acordo com Daniela Galhardo, especialista em comportamento humano e em treinamentos comportamentais, motivacionais e de comunicação, e uma das fundadoras da Girasole Desenvolvimento Humano, as relações são fundamentais. Seja na vida profissional ou pessoal, a cooperação nos ajuda a atingir nossas metas e objetivos. Um ser humano, mesmo o mais inteligente, resolve pouca coisa se estiver absolutamente sozinho. “Então, como podemos envolver e conseguir a colaboração das pessoas? E como podemos obter resultados com tanta diversidade de opiniões e pontos de vista diferentes? Acredite! São suas atitudes e seu poder de influência que podem fazer a grande diferença. Esses são os desafios que enfrentamos hoje”.

Trabalhar a cooperação entre funcionários, de uma empresa por exemplo, é o desafio de empresas de treinamento, em especial da Girasole. “Focamos no comportamento, nas relações e no dia a dia do trabalho dos funcionários. Os líderes e coordenadores estão cada vez mais entendendo a importância de habilidades socioemocionais e valorizando membros da equipe que pensam de maneira colaborativa e solidária, e principalmente, tem empatia em relação aos seus colegas de trabalho.”, explica Daniela.

De acordo com a especialista, é desafiador, mas a diferença é sentida logo após as primeiras sensibilizações. Ela lista alguns benefícios da cooperação nas relações interpessoais:

– Melhoria das relações entre equipes e áreas;

– Redução de conflitos;

– Aumento da criatividade;

– Busca por objetivo / meta comum;

– Aumento do engajamento, entre outros.

Sobre a Girasole Desenvolvimento Humano

A Girasole é uma empresa de treinamentos corporativos e consultoria de gestão de resultados operacionais.  A área de treinamentos, tem como objetivo promover a melhoria da comunicação e as relações entre as pessoas. Já a área de consultoria, oferece suporte no mapeamento de oportunidades de melhoria de processos e aumento da satisfação do cliente, desde o momento da venda até a retenção.

A Girasole nasceu do desejo de Daniela Galhardo, especialista em comportamento humano e em treinamentos comportamentais, motivacionais e de comunicação, e de Ana Paula Oliveira, administradora de empresas, especialista em Gestão empresarial, em facilitar a comunicação no dia a dia das empresas, seja com funcionários, clientes e fornecedores.

http://www.girasoledh.com.br/

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